Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

País decide não importar frango e derivados

Lourenço Melo/ABr - 26 de fevereiro de 2006 - 11:03

O Brasil deixará de importar aves e todos os seus derivados dos países que forem apontados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como afetados pela ocorrência da influenza aviária, conhecida como gripe do frango, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A publicação da resolução saiu na última quinta-feira (23) no Diário Oficial da União.

Na internet, a OIE expõe informações sobre ocorrências da doença em cada país, em todas as áreas de produção animal. Como o Brasil é um dos maiores exportadores de carnes brancas, o movimento de importação é pequeno nessa área. Na resolução, a Anvisa salienta "a necessidade de constante aperfeiçoamento das atividades de vigilância sanitária, em função do atual contexto epidemiológico internacional humano e animal", além de apontar a importância dessa possível epidemia dados os riscos da doença à saúde humana.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou nesta semana a proibição da entrada no país de carne de frango in natura, aves adultas vivas, penas e outros produtos sem tratamento procedentes da Índia e do Iraque, uma vez que esses dois países comunicaram à OIE a ocorrência da gripe aviária.

Conforme o Departamento de Saúde Animal do ministério, sempre que a organização registra um caso de gripe do frango, "o governo brasileiro suspende, logo em seguida, as importações de aves, carne de aves in natura e produtos não submetidos a tratamentos, do país onde ocorreu o problema".

SIGA-NOS NO Google News