Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Painel publicitário atrai e mata mosquito Aedes aegypti

180 Graus - 23 de maio de 2016 - 08:30

Em meio a uma guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, as agências Posterscope no Brasil e NBS criaram um painel publicitário capaz de matar milhares destes insetos por dia. A tecnologia está sendo testada nas ruas do Rio de Janeiro - nos bairros da Tijuca e Centro - e pode ser replicada por qualquer pessoa ou empresa interessadas em exterminar a epidemia.

O painel publicitário aparenta ser apenas mais um na rua, mas é munido com uma tecnologia responsável por atrair e matar o mosquito. Um dispositivo libera uma solução que contém ácido lático e gás carbônico no ar para simular o cheiro, suor e a respiração humana. Estas substâncias enganam e atraem o Aedes aegypti num raio de até 4 km do equipamento.

Luzes fluorescentes potencializam a atração do mosquito e outro equipamento suga o inseto para dentro do display do painel. Sem uma fonte de alimento ou de água, o inseto morre desidratado. Os criadores do projeto disponibilizaram a tecnologia do painel sob a licença Creative Commons nesse site, permitindo que ela possa ser replicada por qualquer pessoa ou empresa interessada. O investimento inicial do projeto é de R$ 10 mil.

SIGA-NOS NO Google News