Cassilândia, Terça-feira, 22 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

23/09/2003 08:27

Paim diz que governo dará autorização para transgênicos

Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse ontem em plenário, no Senado Federal que, em decisão emergencial, o governo Luiz Inácio Lula da Silva editará medida provisória (MP) autorizando a liberação do plantio da safra de soja de 2004, no Rio Grande do Sul, com sementes transgênicas. O governo, ao autorizar a comercialização da safra de 2003, sinalizou a vontade política de regulamentar definitivamente o assunto, mas não houve tempo hábil de fazê-lo antes do plantio da nova safra, acrescentou.

Juntamente com a MP, Paim anunciou que o governo enviará um projeto de lei ao Congresso para regulamentar o uso de transgênicos, segundo disse, com fundamento científico e não ideológico.

Segundo Paim, uma decisão racional passa pelo amplo debate dos setores envolvidos, que incluem os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. Ele lembrou que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa) monitora mais de 600 experimentos transgênicos, aí incluídas as culturas de milho e de soja, e até mesmo a clonagem de animais.

Na opinião do senador, os experimentos que a Embrapa supervisiona e os convênios que firmou com grandes empresas multinacionais devem ser reforçados e outras instituições devem colaborar nessa pesquisa e experimentação, aperfeiçoando os conhecimentos científicos em biotecnologia.

Somente com ampla pesquisa sobre impactos ambientais e à saúde e com debate envolvendo todos os setores envolvidos, segundo Paim, o governo brasileiro terá condições de regulamentar o tema dos transgênicos sem preconceitos e com segurança.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou que a pesquisa sobre alimentos transgênicos está diretamente relacionada com as técnicas de transplantes humanos e que qualquer decisão política precisa estar embasada em dados científicos incontestes.

Também em aparte, o senador Osmar Dias (PDT-PR) afirmou que a agricultura brasileira precisa de legislação clara para evitar a insegurança dos agricultores. Para ele, não é possível tratar um tema tão polêmico quanto os transgênicos sempre com decisões emergenciais. De um jeito ou de outro, disse, é preciso regulamentar a questão de maneira definitiva.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Setembro de 2020
Segunda, 21 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)