Cassilândia, Sábado, 18 de Agosto de 2018

Últimas Notícias

12/06/2014 09:33

Padre Antonio Maurílio: "O esporte e a vida"

Padre Antonio Maurílio

São notórios os benefícios que as práticas esportivas e de lazer trazem para a sociedade. A busca pela prática esportiva como lazer e/ou atividade física está relacionada aos inúmeros benefícios que estão atrelados a sua prática, entre eles destacamos a promoção e manutenção da saúde, a socialização, melhora a auto-estima, ou seja, a busca por um hábito de vida saudável que seja permeado pelo bem estar integral dos indivíduos é um valor essencial na sociedade atual.


Atualmente a busca pelo bem-estar individual e coletivo está presente em todos os níveis sociais, assim as práticas esportivas configuram-se como um elemento fundamental no cotidiano da população. É relevante também ressaltar a importância do esporte para a vivência de valores e o desenvolvimento de fatores importantes para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito. O esporte é o grande fenômeno sócio-cultural da atualidade estimulando crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos à sua prática. Como fenômeno cultural, apresenta várias possibilidades de manifestação, diferenciando-se em esporte de alto rendimento (profissional), atividade de lazer, para portadores de deficiência, bem como na escola. O esporte transmite valores de acordo com suas formas de manifestação, o que indica a necessidade de adequação do seu sentido ao ambiente social em que se insere.


O Papa Francisco mandou uma mensagem para o Brasil em ocasião da Copa do Mundo que inicia nesta quinta-feira (12) em São Paulo com a cerimônia de abertura e o jogo entre a seleção brasileira e a Croácia na Arena Corinthians.

"Desejo a todos uma Copa do Mundo esplêndida, jogada no espírito de verdadeira fraternidade. Papa deseja que o Mundial ocorra com toda tranquilidade. "Queridos amigos, é com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil",. "Que esta Copa do Mundo possa se desenvolver com toda a serenidade e a tranquilidade, sempre com respeito recíproco, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres que se reconhecem membros de uma única família". "O esporte é um instrumento para comunicar os valores que promovem o bem dos seres humanos e ajudam a construir uma sociedade mais pacífica e fraterna. Pensamos na lealdade, na perseverança, na amizade, no compartilhar e na solidariedade". Francisco indicou três lições importantes para que a prática esportiva se realize na paz, a necessidade de se "treinar", e o respeito dos adversários e por eles. Se para vencer é necessário se treinar "podemos ver, nesta prática esportiva, uma metáfora da nossa vida". "Na vida é necessário lutar, treinar-se, se comprometer para obter resultados importantes. O Espírito esportivo nos remete de tal forma, uma imagem de sacrifícios necessários para crescer nas virtudes que constroem o caráter de uma pessoa. Para melhorar uma pessoa é necessário um 'treinamento' intenso e continuo, ainda mais empenho deverá ser investido para se chegar no encontro da paz entre indivíduos e entre povos 'melhorados'", "porque o futebol pode e deve ser uma escola para a formação de uma cultura do encontro, que traga harmonia e paz entre os povos". O Papa destacou a importância da coletividade e criticou o individualismo no esporte e na sociedade como um todo. "Para vencer é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização do ser humano. Então, ser 'individualistas' no futebol representa um obstáculo ao sucesso da equipe, mas se formos 'individualistas' na vida, ignorando as pessoas que nos cercam, a sociedade toda é prejudicada". Por fim, Francisco destacou que "o segredo da vitória no campo, mas também na vida, esta em saber respeitar o meu companheiro de equipe, como o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem em campo e nem na vida! Que ninguém se isole e se sinta excluído! E, se é verdade que no final desta Copa, apenas uma equipe poderá erguer a taça como vencedor, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos seremos vencedores, reforçando as ligações que nos unem". A mensagem do Pontífice foi encaminhada ao Palácio do Planalto, a pedido da presidente Dilma Rousseff. A presidente pediu que Francisco gravasse a mensagem de paz para a Copa do Mundo quando se encontrou com o Papa no Vaticano em fevereiro passado. Argentino, o papa Francisco é um fã assumido de futebol e torcedor de carteirinha do San Lorenzo, que tem feito uma ótima temporada desde a eleição do pontífice, em março do ano passado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 18 de Agosto de 2018
09:00
Santo do dia
Sexta, 17 de Agosto de 2018
09:00
Santo do dia
08:20
Cassilândia
Quinta, 16 de Agosto de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)