Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Padre Antonio Maurilio: A reflexão do dia

Padre Antonio Maurilio - 27 de agosto de 2015 - 12:00

Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.
Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: “Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.
Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”. Santa Mônica, rogai por nós!
REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor!” (Mateus 24, 32).
Que aprendamos a ser bons vigilantes
• Que aprendamos a ser bons vigilantes. Precisamos a cada dia estar preparados para desfazer nossa tenda na terra para viver na tenda que o Senhor preparou para nós no céu!
• Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, é um convite para estarmos preparados, vigilantes e atentos. Este é o comportamento do bom militar.
• Um militar, um vigilante quando atento, não fica guardando a casa, vigiando a casa somente na hora em que ele assume ou quando vai deixar o posto. Ele faz isso em todos os momentos.
• Ele não sabe a hora em que pode acontecer um imprevisto, não sabe a hora em que vai aparecer este ou aquele assaltante, por isso ele mantém a guarda, mantém a vigilância; mesmo que hoje não tenha acontecido nada, amanhã não aconteça nada nem depois de amanhã aconteça nada de diferente, a responsabilidade dele é estar sempre vigilante e atento.
• Claro que isto vale para a vida de cada um de nós nos dias de hoje, porque vivemos o hoje de nossa história. Não podemos viver achando que a nossa vida durará uma eternidade. “Não sabemos o dia nem a hora”, quando falamos assim não é que Deus virá e tirará nossa vida e iremos de forma surpreendente embora.
• Os imprevistos acontecem, pode ser que duremos bastante tempo aqui, mas se cuidamos da nossa vida a cada dia, não precisamos nos preocupar se vamos morrer hoje ou amanhã ou se vamos morrer daqui a cem anos.
• O importante é vivermos bem a cada dia, vivermos intensamente a cada dia. Na verdade, não podemos viver a vida de qualquer jeito, levá-la num improviso, jogando para lá e para cá.
• Cada dia precisa ser o único dia da nossa vida, precisa ser único, especial, cuidado com a delicadeza que cada momento da vida precisa.
• Para isso, a primeira coisa a fazer: vamos parar de acumular lixos ao redor nós, dentro do nosso coração. Quem vive com o coração entulhado de coisas não resolvidas, mágoas acumuladas e perdão não dado, vai simplesmente embromando a vida.
• E olhando ao nosso lado e ao nosso redor, quanta coisa temos que não serve para nada, não presta para nada. Vamos apenas guardando sem saber quem as vai usar. Nós não precisamos disso, não podemos deixar trabalho para quem vai depois cuidar de nós ou assim por diante.
• Vamos a cada dia viver bem o momento presente, não podemos ser pessoas do improviso, precisamos a cada dia estar preparados para desfazer nossa tenda na terra para viver na tenda que o Senhor preparou para nós no céu.
• Se estamos com tanta coisa mal resolvida dentro de nós ou fora de nós – o Senhor virá nos buscar ou iremos ao Seu encontro – e vai ser difícil encontrá-Lo porque estaremos presos a tantas coisas.
• Que Deus nos ensine o caminho da prudência, que nos ensine o caminho da vigilância para estarmos, a cada dia, mais bem preparados para irmos ao Seu encontro. Quanto ao dia não sabemos, muito menos a horas. Vamos viver o kairós, o tempo de Deus, isto basta, é o suficiente. Obrigado pela atenção de você meu irmão(ã) internauta. Deus te abençoe sempre.

SIGA-NOS NO Google News