Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/05/2006 15:49

Pacote agricola é discutido em audiência pública

Os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e da Fazenda, Guido Mantega, participam nesta quarta-feira (31/05), de uma audiência pública, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O objetivo do encontro é debater a situação da agricultura e pecuária no Brasil.



A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esta representada na audiência pelos presidentes das Comissões de Cereais, Fibras e Oleaginosas, Crédito Rural e Gestão da Crise, Macel Caixeta, Carlos Rivaci Sperotto e Homero Alves Pereira. O presidente da Famasul, Leôncio de Souza Brito Filho também acompanha a audiência.



Logo na abertura do evento o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reconheceu, que o “pacote” agrícola anunciado pelo governo na semana passada não solucionará todos os problemas que o setor rural atravessa. “É uma crise sem precedentes na história”, disse.



Rodrigues afirmou que, dada a dimensão das dificuldades, a questão não será solucionada com medidas de curto prazo. Salientou, no entanto, que o governo deu especial atenção à questão do endividamento dos produtores e que o Ministério da Agricultura continua estudando a adoção de medidas complementares.



Na avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, as principais causas para a crise que o setor rural brasileiro atravessa é uma conjugação perversa de problemas – seca, queda do preço das commodities e valorização do real nos últimos anos. Apesar da precisão do diagnóstico, o ministro não disse o que os produtores presentes esperavam ouvir: as soluções que o governo ainda tem a oferecer para solucionar a questão, uma vez que as medidas adotadas até agora, na avaliação do próprio ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, não são suficientes. Limitou-se apenas a destacar a importância que a atividade tem para a economia do País, seja na geração de emprego, no ingresso de moeda estrangeira via exportação e na redução do valor da cesta básica.



“Será que o celeiro do mundo vai ter que importar alimentos, porque nosso governo não tem condições de tomar medidas com a crise sem precedentes? Se a crise é sem precedentes, é preciso tomar medidas à altura”. A afirmação foi feita pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Homero Pereira que acrescentou: “Porque o governo não desonera os insumos agrícolas, a Cide, o preço do diesel? Os produtores estão angustiados, escutando o ministro [da Agricultura, Roberto Rodrigues] dizer que nos deu um alívio. Não, senhor ministro. O senhor não nos deu alívio algum.



Homero Pereira disse que o produtor não quer “empurrar as dívidas com a barriga”, mas reivindica uma solução estruturada. Segundo ele, a imagem do setor está desgastada. “A sociedade pensa que nós recebemos do governo R$ 60 bilhões, mas na verdade, muitos de nós, por falta de rentabilidade, não podem obter novo créditos”, salientou.




Autor: Decom Famasul - Com informações da Agencia CNA

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)