Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/05/2008 07:46

Pacote agrícola do governo divide produtores

Jorge Wamburg /ABr

Brasília - As três medidas anunciadas hoje (28) pelo governo para beneficiar o setor agrícola foram elogiadas pelo presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Fábio Meirelles, mas mereceram críticas de representantes dos agricultores de Mato Grosso e Goiás ouvidos pela Agência Brasil, que as consideraram insuficientes para resolver a grave situação que eles enfrentam naqueles estados.

O presidente da CNA até reconheceu que eles têm razão nas reclamações, mas preferiu destacar os aspectos positivos dos atos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente a medida provisória que reestrutura a dívida rural.

O presidente da Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Carlos Otoni Prado, disse que "o governo, mais uma vez, foi tímido nas suas soluções, mas foi muito bom no diagnóstico, uma vez que a medida provisória diminui os juros, mas não alonga os prazos da maneira que o produtor precisa para cumprir seus compromissos".

O vice-presidente da Associação dos Produtores de Algodão do Mato Grosso (Ampa), Carlos Agustin, concorda e diz que, além de mais prazo, os agricultores mato-grossenses precisam de mais redução de juros e de um programa de renda.

O presidente do Sindicato Rural de Cristalina (GO), Vitor Simão, ressalta que a medida provisória reconhece o problema do endividamento agrícola. "Só que quando chega o momento da solução, ela não resolve o problema das dívidas acumuladas pelo setor nos últimos anos, devido à ferrugem asiática na soja e ao preço baixo de milho durante a colheita".

Na opinião de Fábio Meirelles, o agricultor não vai ter ganho direto com a reestruturação da dívida agropecuária. "Com os R$ 9 bilhões a menos na dívida do produtor, ele vai deixar de perder R$ 9 bilhões. Mas o importante na medida é que o governo se alertou que a agropecuária brasileira é uma necessidade - política, social e até para a democracia na consolidação da produção agrícola".

O presidente da CNA elogia o Fundo de Catástrofe, lembrando que milhares de produtores já ficaram sem nada por causa de secas e outros desastres ambientais "e foram para as cidades com uma mão na frente e outra atrás". Além disso, ele ressalta que o governo vai adotar políticas de sustentabilidade da economia agrícola para ajudar o produtor.

Quanto à criação da função de adido agrícola nas embaixadas brasileiras, Fábio Meirelles considera "uma grande medida", porque o mercado internacional é muito competitivo. "Nós temos que saber o que está ocorrendo no mercado internacional e o adido agrícola vai trazer para nós elementos importantes. Com isso, teremos um mercado mais atuante e de melhor qualidade, além de sabermos as necessidades internacionais mais rapidamente. Também vai facilitar para o próprio governo estabelecer programas de agricultura para capacitar as atividades e gerar renda, porque a agricultura brasileira hoje tem produtividade, tem mercado e sabe abastecer. Não podemos desprezar esse know-how."


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)