Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paciente de 58 anos é a quarta vítima da gripe A no Estado

Campo Grande News - 04 de junho de 2014 - 11:31

A gripe provocou o quarto óbito neste ano em Mato Grosso do Sul. A vítima é um homem de 58 anos, que faleceu em 27 de maio. Ele morava em Costa Rica e morreu em Campo Grande. O paciente tinha H3N2, uma forma mais branda do vírus da gripe A

Conforme a assessoria de imprensa da SES (Secretaria Estadual de Saúde), é aguardado laudo que avalia se o paciente tinha doença crônica ou não havia se vacinado. Neste ano, o vírus H1N1, matou três pessoas em Corumbá.

Segundo a diretora Vigilância em Saúde do Estado, Bernadete Lewandowski, a vacina foi desenvolvida com foco em tipos da doença.

“As unidades sentinelas colhem a secreção do nariz dos pacientes para analisar qual tipo de vírus está em circulação do Estado”, explica. Além do H1N1 e do H3N2, a vacina imuniza contra o Influenza B. “O H1N1 é o mais violento, com capacidade de mutação”, salienta.

Neste ano, a campanha de vacinação começou em 22 de abril e por, não atingir a meta, foi prorrogada por três vezes. A diretora lembra que as pessoas comemoram o prazo maior, no entanto, a definição do período específico é para acompanhar a circulação do vírus.

De acordo com o último boletim, divulgado em 28 de maio, houve aumento de 30% no número de casos de gripe A em Mato Grosso do Sul. O número de notificações saltou de 167 para 217. A maior parte está concentrada em três cidades: Campo Grande (71), Corumbá (68) e Caarapó (26).

SIGA-NOS NO Google News