Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/07/2006 22:12

Ovelhas com suspeita de Scrapie serão abatidas amanhã

Humberto Marques/Campo Grande News

Será realizado amanhã, às 8h, o abate das 27 ovelhas consideradas de alto risco por conviverem com um animal portador de Scrapie, doença que atinge ovinos e que possui características similares ao “mal da vaca louca” em bovinos. Orasil Romeu Brandini, fiscal da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul), adiantou que o sacrifício sanitário será realizado no Hospital Veterinário da UFMS, como forma de se evitar mais riscos para animais do Estado.

A opção pelo abate foi tomada pelo tempo de incubação da Scrapie. “Esse período dura de dois a quatro anos, quando os animais podem apresentar sintomas”, salientou Brandini. Após o sacrifício, serão colhidas amostras dos animais, que passarão por análise laboratorial para identificar se alguma das ovelhas possuía traços da doença. O resultado negativo significará o fim das ações para o combate ao foco de Scrapie em Mato Grosso do Sul, localizado em uma propriedade de Campo Grande.

A Scrapie não afeta seres humanos. Nos animais, causa degeneração do sistema nervoso, a partir de uma proteína que atinge os tecidos. Sem código genético, essa proteína cria um “vácuo” nas células, aumentando gradativamente sua presença. Foi a primeira vez que Mato Grosso do Sul registrou um caso de Scrapie, sendo que os primeiros casos no País foram identificados no Paraná.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)