Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ovelhas com suspeita de Scrapie serão abatidas amanhã

Humberto Marques/Campo Grande News - 31 de julho de 2006 - 22:12

Será realizado amanhã, às 8h, o abate das 27 ovelhas consideradas de alto risco por conviverem com um animal portador de Scrapie, doença que atinge ovinos e que possui características similares ao “mal da vaca louca” em bovinos. Orasil Romeu Brandini, fiscal da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul), adiantou que o sacrifício sanitário será realizado no Hospital Veterinário da UFMS, como forma de se evitar mais riscos para animais do Estado.

A opção pelo abate foi tomada pelo tempo de incubação da Scrapie. “Esse período dura de dois a quatro anos, quando os animais podem apresentar sintomas”, salientou Brandini. Após o sacrifício, serão colhidas amostras dos animais, que passarão por análise laboratorial para identificar se alguma das ovelhas possuía traços da doença. O resultado negativo significará o fim das ações para o combate ao foco de Scrapie em Mato Grosso do Sul, localizado em uma propriedade de Campo Grande.

A Scrapie não afeta seres humanos. Nos animais, causa degeneração do sistema nervoso, a partir de uma proteína que atinge os tecidos. Sem código genético, essa proteína cria um “vácuo” nas células, aumentando gradativamente sua presença. Foi a primeira vez que Mato Grosso do Sul registrou um caso de Scrapie, sendo que os primeiros casos no País foram identificados no Paraná.

SIGA-NOS NO Google News