Cassilândia, Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

18/08/2003 08:32

Otavio Demasi: Turismo e participação comunitária

Otavio Demasi

É indiscutível o contexto econômico-social de tal fenômeno, que impulsiona a indústria, agricultura, comércio e prestação de serviço, possibilitando ampla redistribuição de rendas e acelerando o crescimento individual, familiar e empresarial. Independentemente dos atrativos geográficos ou não, deve-se inserir o turismo no núcleo receptor, seja na área urbana ou rural, visando a criação de novos empregos, aumentando a arrecadação, treinando profissionais e multiplicando os eventos.
Necessário se faz para tal participação unir: comunidade, iniciativa privada, governo e associações diversas, via ações concretas e de mão dupla. O importante é ter condições de vivenciamento mais íntimo entre visitante e visitado, por intermédio da criação de uma verdadeira teia de roteiros que incluam todas as motivações e aspectos diferenciais.
Dentro de uma política turística participativa, serão geradas oportunidades ‘a comunidade, além da valorização da “prata-da-casa”, integrando-se tal população entre outros processos, das seguintes maneiras: via roteiros – colocando frente a frente produtor e consumidor de produtos caseiros e ou artesanais; produtores culturais e toda a gama de criatividade do núcleo recpetor; ampliando as possibilidade de hospedagem hoteleira e complementar de mais baixo custo; ampliando as possibilidades de consumo da gastronomia típica e junto a residências que se disponham a servi-la a preços módicos; pelo aproveitamento na área de animação, aproveitando malabaristas, bonequeiros, mamulengueiros, cantores, repentistas, seresteiros, poetas, bandas, conjuntos diversos, corais, orquestras; adentrando pela área esportiva, com instrutores para modalidades de ar, terra e água; no campo de espaço diversos para a geração de eventos, sejam em escolas, ginásio de esportes, câmara municipal, centr! o comunitário, entre outros, tendo como parâmetro o aproveitamento da mão-de-obra local.
Outras formas e idéias de participação da comunidade no turismo podem ser discutidas via fórum de debates. Cabe a todos achar os caminhos mais promissores. Otavio Demasi é Consultor - odtur@ig.com.br Mtb32548

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 01 de Outubro de 2020
Quarta, 30 de Setembro de 2020
17:50
Ituiutaba, Minas Gerais: confira o boletim coronavírus desta quarta-feira
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Terça, 29 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)