Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Osteoporose: Prevenção deve começar na infância

Agência do Rádio - 26 de maio de 2012 - 07:55

Dez milhões de pessoas sofrem de osteoporose no Brasil. A doença faz parte do envelhecimento. A osteoporose causa a diminuição da massa óssea, deixando os ossos frágeis, aumentando muito o risco de fraturas. Geralmente ela atinge homens e mulheres acima de 50 anos. As pessoas costumam descobrir que têm osteoporose apenas quando sofrem alguma fratura, muitas vezes provocada por um simples escorregão. A coordenadora interina da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Elen Pernin, fala que a osteoporose não é uma doença da velhice e que a prevenção deve começar desde o pré-natal.


\"A prevenção deve começar na infância. A mãe deve oferecer um bom pré-natal para esse filho, com uma alimentação adequada rica em cálcio. Porque aí a gente vai começar formar esses ossos mais fortes. Tem que ter uma alimentação adequada desde muito cedo. Com a ingestão eficiente de cálcio, de alimentos, verduras de cores escuras. Tem que ter uma atividade física e também um sol que vai proporcionar esse fechamento com a vitamina D\".


\"Quando ela já tem a osteoporose ela deve tomar a medicação adequada. O tratamento é uma suplementação de cálcio que vai ser dado como tratamento medicamentoso pelo seu médico. Ela tem que exercitar algumas atividades físicas que sejam suaves, mas que tenham algum impacto sobre o osso. Tem que também que continuar a fazer sempre esse banho de sol. E continuar fazendo os seus exames de densitometria óssea para acompanhar como está a evolução da doença\".

De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, de treze a dezoito por cento das mulheres e de três a seis por cento dos homens acima de 50 anos sofrem têm osteoporose no mundo. Para se prevenir da doença, o Ministério da Saúde recomenda exercícios físicos regulares para o fortalecimento dos ossos e músculos.

Reportagem, Alexandre Penido


SIGA-NOS NO Google News