Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Osteoporose pode causar sérias lesões

Agência do Rádio - 25 de outubro de 2008 - 10:52

A osteoporose é uma doença que torna os ossos mais frágeis, por causa da ausência de cálcio no organismo. Os principais fatores de risco que levam à osteoporose são má alimentação, excesso de bebida alcoólica, cafeína, tabagismo e sedentarismo. Como a estrutura dos ossos está enfraquecida, todo cuidado é necessário, como explica o coordenador da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, José Luiz Telles.

"Como o osso está fraco, qualquer queda pode significar uma fratura, e muitas das vezes essa fratura acaba necessitando de uma intervenção cirúrgica, com risco de vida, com risco da pessoa não mais caminhar como antigamente. Então, a osteoporose é um problema sério pelas suas conseqüências."

De acordo com José Luiz Telles, a osteoporose atinge muitas mulheres com idade acima dos cinqüenta anos. Mas a prevenção deve começar desde cedo.


"Aquelas meninas jovens, adolescentes, que desde cedo praticam esportes, elas, ao praticarem esportes, estão fazendo com que os seus ossos se desenvolvam com mais robustez, com mais força, e isso vai ajudar muito no período lá na frente, quando elas passarem pelo processo da menopausa, os ossos não ficarão tão fragilizados."

Para quem sofre com a osteoporose hoje, José Luiz Telles sugere uma alimentação rica em cálcio, com derivados do leite e o próprio leite, além de tomar sol, que auxilia no metabolismo do cálcio. Também existem remédios para o tratamento da doença, que são distribuídos pelo SUS.

Reportagem, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News