Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Oscar Niemeyer faz 100 anos e recebe amigos

Cristiane Ribeiro/ABr - 15 de dezembro de 2007 - 17:02


Brasília - Catedral de Brasília, obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que completa 100 anos hoje
Rio de Janeiro - O arquiteto Oscar Niemeyer escolheu um de seus projetos, a Casa das Canoas, em São Conrado, na zona sul do Rio, para comemorar seus 100 anos de idade, completados hoje (15).

Ao lado de amigos e parentes, sentado em uma cadeira no jardim da casa e falando baixo, Niemeyer disse que “a luta por uma sociedade mais justa” não pode se perder no tempo. Acrescentou que solidariedade é a palavra que mais gosta, pis esse ato aproxima as pessoas.

Durante todo o dia, foi grande a movimentação no local. Políticos, escritores e artistas passaram pela casa, tombada recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dentre os tantos presentes recebidos, um dos que mais chamou atenção foi o do prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, que assinou, na frente de Niemeyer, a lei municipal que tomba o conjunto arquitetônico do Museu de Arte Contemporânea (MAC), projetado pelo arquiteto. Em agredecimento, Niemeyer sorriu.

O prefeito lembrou que Niterói é uma das cidades brasileiras com o maior volume de obras do arquiteto. E adiantou que, em 2008, assinará o tombamento das obras que formam o chamado Caminho Niemeyer.

"Vamos tombar o Teatro Popular, o Memorial Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer e a Praça do Trabalhador, estes últimos ainda a serem concluídos”.

O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, levou a filha Maria, com apenas oito meses de vida para conhecer o arquiteto.

“Ela é uma privilegiada. É para poucos um bebê que pode conhecer uma das maiores personalidades do Brasil que completa 100 anos”, disse. “Niemeyer será um marco na história da arquitetura mundial. Seu traçado, sua criatividade, suas soluções mostram isso. Creio que ele fundou uma escola e um estilo brasileiro de fazer arquitetura. Além disso, ele se destaca pela coerência com a qual sempre se posiciona em momentos difíceis para o país”, acrescentou.

O escritor e cartunista Ziraldo disse ser “quase impossível” destacar a obra mais bonita do arquiteto. Depois, admitiu que prefere o coreto da cidade de Caratinga (MG).

“Eu pedi para ele fazer um coreto para minha cidade e Caratinga tem a glória de ter um coreto projetado por Oscar Niemeyer”, disse, entre risos.

Para o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, a vitalidade e a dedicação de Niemeyer mostram que há sempre uma esperança.

“Para mim, que sou de esquerda, socialista e sempre estive ao lado dele, é sempre uma esperança ver um homem como Niemeyer, com as idéias dele, com a luta dele. Esperança de que vale a pena lutar”.

A Casa das Canoas, onde foi a comemoração, foi projetada em 1951 e serviu de residência do arquiteto por quase 10 anos, até a ida dele para Brasília. Hoje, a moradia, que guarda várias obras de Niemeyer, é aberta à visitação pública.



SIGA-NOS NO Google News