Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

25/09/2017 11:00

Os perigos do overtraining para o coração

Vivo Mais Saudável

 

Após um período de sedentarismo, você decide retomar às atividades físicas e, para compensar o tempo perdido, intensifica os treinos por conta própria, esperando melhorar o desempenho e conseguir os resultados esperados mais rapidamente. Ou ainda: você já pratica um esporte há algum tempo e, empolgado com os resultados que já alcançou, decide aumentar a intensidade dos exercícios. E assim acaba praticando o chamado overtraining.

O que é o overtraining

O overtraining é o excesso na prática de exercícios físicos, quando há um esforço durante um tempo maior do que o indicado e desrespeitando os limites do seu próprio corpo. O que muitos atletas ignoram são os riscos que esse tipo de atitude pode trazer. O overtraining faz o rendimento cair e atinge o sistema imunológico, fazendo com que o corpo fique mais sujeito a pegar doenças como gripes, resfriados e herpes viral. Além, claro, das lesões que podem acontecer por forçar o músculo a fazer mais do que ele aguenta. Outra consequência que pode acontecer é uma possível arritmia cardíaca por submeter o coração a um grande estresse.

Preste atenção nos sinais do seu corpo

Muitas vezes ignoramos as mensagens que o nosso corpo nos passa. Mas ele costuma avisar os seus limites, com pequenos sintomas de desgaste, antes de realmente apresentar algo mais sério! Antes de tudo, uma consulta ao médico é fundamental para afastar qualquer tipo de problema cardíaco e poder determinar qual o melhor exercício para você- indicando, também, a intensidade e regularidade da prática.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que iniciantes pratiquem cerca de 30 minutos de atividade física de leve a moderada, por pelo menos cinco dias por semana.

Desacelere

Quando você comete excessos nos exercícios físicos, o seu corpo sofre um desgaste natural e é preciso que ele se recupere. Uma boa noite de sono e um dia de folga podem ser bons não só para descansar os músculos, como também para evitar problemas como insônia, depressão e alterações no seu humor. Lembre-se sempre da frase: mente sã, corpo são!

Outra atitude importante é intercalar exercícios que exigem grande esforço com outros de menor impacto. Por exemplo: combine a corrida com a natação.

O excesso de treinamento traz vários riscos. Fique atento e conte sempre com a ajuda do seu médico para montar um plano de exercícios compatíveis com o seu perfil. Assim o seu corpo agradecerá e os resultados logo irão aparecer. Vá com calma e boa sorte!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)