Cassilândia, Terça-feira, 26 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

23/09/2013 14:10

Os opostos se atraem nas finanças?

Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Você conhece algum casal assim: Ele não gosta de comer em restaurantes e passa longe de shoppings. Preocupado com o futuro, sacrifica gostos pessoais para juntar o máximo de dinheiro. Ela, por outro lado, sai para comprar um par de sapatos e volta com seis sacolas. Gasta mais do que ganha e desconhece a palavra poupança. Os dois estão apaixonados hoje, mas e no futuro, este casal pode dar certo?

Sim casais com perfis diferentes geralmente se completam, contanto que reconheçam suas diferenças e controlem os excessos. A fase do namoro é quando o casal se entende melhor. O gastador compulsivo sente-se mais seguro com o poupador, por ter encontrado alguém que anda nos trilhos. E o poupador aprende a ser mais flexível com o gastador, passando a viver melhor. Mas após o casamento, a tendência é que os perfis se acentuem, o que pode gerar problemas. Aquele que poupa sente-se ameaçado pelo que gasta demais, passando a poupar ainda mais. O gastador, por sua vez, acentua seus impulsos consumistas.

Se não houver diálogo, é neste ponto que surge a “traição financeira”. Ela vai além de uma pequena mentira sobre gastos por impulso. Agora, se o casal concorda no planejamento financeiro e consegue cumprir o que combina abrir uma conta conjunta é a solução ideal para ambos, na opinião do consultor. O benefício de unir as finanças é o custo menor cobrado pelos bancos e menos burocracia. Mas se um dos cônjuges não consegue ter disciplina e sempre perde o controle dos gastos, manter contas separadas é mais interessante, desde que seja uma escolha de ambos (o mesmo vale para os cartões de crédito).

Para manter uma relação saudável o casal não deve deixar de curtir a vida. Para isso, a recomendação é reservar uma verba mensal para o namoro. Inclua experiências com seu parceiro, para quebrar a rotina. Uma relação saudável e feliz também merece um grau de consumo. Se você precisa economizar, não corte os gastos pequenos. Preserve-os e racionalize com os grandes”, aconselha. O segredo é gastar menos do que ganha e investir bem a diferença. Poupar deve ser uma gincana, não uma punição. Isto significa que ao poupar para conquistar um objetivo, o casal deve permitir-se um prêmio pelo esforço.

(*) Com informações de ”Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" - Ed. Gente

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 26 de Setembro de 2017
Segunda, 25 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 24 de Setembro de 2017
18:01
Município suspende aulas
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)