Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: os inúmeros benefícios do samba para a saúde

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 13 de janeiro de 2024 - 11:00

Mundo Fitness: os inúmeros benefícios do samba para a saúde

Nessa época do ano o samba toma conta de todos os lugares. A batida do tamborim que não deixa o pé ficar parado é convite para entrar no clima do carnaval. Mas todo swing e remelexo tem um benefício que vai mais além da diversão, ele deixa o coração mais feliz e saudável. E ainda queima algumas calorias extras!

O samba traz inúmeros benefícios ao organismo por ser uma atividade completa, intensa e prazerosa. O coração é um dos principais beneficiados, pois a prática da dança eleva a frequência cardíaca, melhora a condição cardiorrespiratória e a circulação. “O samba melhora a postura, o alinhamento da coluna, já que para sambar é preciso manter o abdômen contraído o tempo todo e tonifica toda a musculatura do abdômen, glúteos, músculos das coxas e pernas”, explica a educadora física, Lis Oliveira.

Uma hora de samba perde-se de 500 e 600 calorias, dependendo do metabolismo e intensidade com que é exercitado. Qualquer pessoa apta a praticar atividades físicas está preparada para mostrar o samba no pé, seja de tênis ou de salto.

O médico cardiologista intervencionista e diretor da Angiocardio, Dr. Hélio Castello, alerta que se trata de uma atividade de alta intensidade, é necessário hidratação constante do corpo. “As pessoas que praticam aulas ou desfilam em escolas de samba no carnaval precisam estar preparadas fisicamente para aguentar a atividade intensa e não deixar de lado a hidratação, pois é o combustível que sustentará o corpo e o coração”.

SIGA-NOS NO Google News