Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Os Giros da Família Girotto: treino duro, prova fácil!

Redação - 16 de novembro de 2017 - 08:45

Gustavo treinando, na última semana, para a São Silvestre
Gustavo treinando, na última semana, para a São Silvestre

Relatos do Gustavo

"Oi turma, essa segunda semana foi bem atípica. Primeiro, que por conta de algumas viagens profissionais, acabei ganhando na semana passada 1,2kg, porém já retornei à rotina alimentar e 500g já foram embora. Acho que comendo as minhas 1800-2000 calorias diárias divididas em 70% de carboidrato, 20% de proteína e 10% de gordura, acredito que mais 1kg vai embora esta semana. Além disso, os treinos na academia continuaram intensos! O professor Gustavo Torquato, o Xará, vem aumentando o ritmo do HEAT e já estou fazendo 3 tiros na esteira de 2 minutos com 4m de inclinação à 12 km/h, 2 vezes por semana e 3 tiros de 5 minutos a 12 km/h, uma vez por semana. No dia 15/11/2017, fiz o meu primeiro treino muito longo (corri 12km e caminhei uns 500m na última subida por fadiga muscular) e garanto a vocês que, definitivamente, não foi nada fácil. Até compressa e relaxantes musculares acabei tendo que tomar para não acordar travado! De qualquer forma, agora que estou sentindo na carne tanto desgaste, lembro daquela máxima e isso serve de motivação: treino é treino, jogo é jogo! Boa semana pra todos nós e 'vambora' correr e compartilhar a rotina de preparação de vocês?"

Estádio Municipal de Cassilândia onde João Girotto e Guilheme treinaram ontem (15). A dúvida: quando será que esta foto foi tirada? (Foto do site Panorâmio, tirada por Gal Gomes)
Estádio Municipal de Cassilândia onde João Girotto e Guilheme treinaram ontem (15). A dúvida: quando será que esta foto foi tirada? (Foto do site Panorâmio, tirada por Gal Gomes)

Relatos de João Girotto

"Foi uma semana diferente. Na quinta-feira resolvi correr até cansar e andar um pouco, correr e andar, etc. Preciso, pelo menos, chegar aos 7'30" por quilômetro do ano passado. Até então, não baixava 8'45" por quilômetro. Naquele dia, fechei 8km em 1'04". Deram 8min/km. Alto ainda. Na sexta fui para a fazenda e apenas dei um trote de uns 4km. Mas, o pior estava por vir no sábado. Meu filho, o Guilherme, resolveu propor uma corrida pela propriedade, pelo pasto e passando pelas curvas de nível. Passamos pelo Rio Formoso, a pé, e pegamos uma subida de cerca de dois quilômetros. A Brigadeiro passa vergonha. Eu corria e andava. Ele subia tranquilo. Depois pegamos uma parte reta e descida e fechamos 55 minutos. Não sabemos quanto foi o trajeto, mas deve ter dado em torno de 6 km. Quando achei que tudo tinha acabado, o jovem de 37 anos propôs ao velho pai de 68, no final da tarde, tiros de 170 metros em uma estrada rural. Lógico, com uma subidinha chata. Consegui fazer 5 vezes em torno de 55 segundos. Ele fez 10. Não sei o tempo. No domingo, descanso da companhia. Mas estava ótimo. Eu fui sentir quando levantei na segunda-feira, às 4 horas, para ir à academia. O que mais doía era a sola do pé. Mas, enfrentei a maratona de 1h15. Na terça, a corrida programada não foi possivel. Um tio morreu e tive que viajar até Auriflama (SP). Mas, na quarta-feira tinha outra surpresa preparada pelo filho. Corridas de 1 km no Estádio Municipal e depois andar cerca de 600 metros. Atingi 6'55", 6'51" e 6'58". Tudo no horário da São Silvestre: 9 horas (horário oficial de Brasília). Confesso que preguei. Hoje, tem academia a partir das 4 horas. E continuo querendo chegar aos 7'30" por quilômetro".

Relatos do Guilherme

"Confesso que sinto uma inveja danada do meu Pai, da Bruna e do Gustavo: todos os três funcionam muito bem pela manhã... quer dizer, madrugada. Treinam bem cedo com uma disposição irritante! (rsrsr) Não consigo. Até tento de vez em quando, mas o treinamento não sai completo. E, ainda, tenho o programa matinal na Rádio Patriarca durante a semana, que me obriga levantar as 5h30. Logo, está fora de cogitação levantar uma hora antes disso para treinar. E, depois do programa, às 7h00, tenho que ir para o escritório. Por compromissos profissionais, quinta-feira passada não pude treinar. Na sexta-feira, fui ao estádio após o programa da rádio. A consciência estava pesada. Ao chegar lá, sozinho, a vontade que tinha era de deitar na arquibancada e não correr. Maaaaaas, vamos lá. Coloquei como objetivo dar o maior número de voltas (400m) no tempo de 2 minutos, o que daria um “pace” de 5 min/km. Dei 7 voltas. 14’01”. O tempo é bom. A quantidade foi pouca. No final da tarde fui para a fazenda. No sábado, “convidei” meu pai para correr. Ele falou: “as 5h00 já estou em pé.” Eu retruquei: “corrida marcada para às 7h00”. E saímos pela “trilha do GPS”, fazendo a pé os contornos da propriedade. Rio, curva de nível, subidas e matas. Teve de tudo. O Girottão está na luta para recuperar o tempo perdido com a cirurgia. Corremos 55 minutos. A tarde, chamei meu Pai/Cobaia para fazer “tiros”. E lá fomos nós em mais uma sessão de treinos (10x de 170m na subida, com meu melhor tempo em 30”). Domingo folguei. Na segunda-feira, só academia. Terça-feira fomos ao velório do tio do meu Pai em Auriflama (SP). Também não houve treino. Ontem, às 7h00, fui ao estádio com meu Pai. Fiz novamente voltas abaixo dos 2 minutos. 5km (12 voltas e meia). É isso. Vamos que vamos!!!"

Saiba mais sobre Os Giros da Família Girotto

Os Giros da Família Girotto surgiu com o intuito de mostrar a preparação de um pai (João Girotto) e de três filhos (Gustavo, Guilherme e Bruna), todos corredores bem amadores, mas que são apaixonados pela corrida e estão se preparando para a São Silvestre 2017. Serão postadas matérias às segundas e quintas-feiras sobre os treinos, dificuldades, alegrias, frustrações, alimentação, rotina, enfim, tudo que eles estão fazendo para tentar superar os limites individuais de cada um.

A corrida - A Corrida Internacional de São Silvestre acontece todo o dia 31 de dezembro na Capital de São Paulo. A corrida tem um percurso de 15km. Assim, diferente do que muitos pensam, não se trata de uma maratona. Isso porque, uma maratona são 42,195 km. Em 2016, o etíope, Leul Aleme, terminou a corrida em 44:53 e a queniana, Jemima Sumgong, finalizou a prova em 48:01.

Os objetivos de nossos corredores - Na Corrida de São Silvestre de 2016, tanto Bruna quanto João Girotto terminaram a prova com um tempo acima de 2 horas. Já Guilherme, terminou em 1h27. Gustavo não participou. Para 2017, cada um tem um foco. Bruna, 33 anos, quer terminar a prova em até 1h45. Será que consegue? Guilherme, 37 anos, quer ser o cassilandense mais rápido da São Silvestre esse ano. Será que vai? Gustavo, 39 anos, quer terminar a prova sem caminhar. Conseguirá ou não? E o patriarca, João Girotto, 68 anos, que foi submetido a uma cirurgia de hérnia, em agosto deste ano, tem como objetivo completar a prova em 2h12, ou seja, no mesmo tempo que fez a prova do ano passado.

SIGA-NOS NO Google News