Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Os Giros da Família Girotto: a importância da cadência e do banheiro na prova

Redação - 30 de novembro de 2017 - 10:57

Corrida realizada por João Girottto
Corrida realizada por João Girottto

Relatos de João Girotto

"Eu quebrei na São Silvestre. Realmente, na São Silvestre do ano passado eu quebrei. 'Quebrar numa corrida' é uma expressão tradicional do universo do corredor. Para quem não está familiarizado com esta linguagem, “quebrar” é sinônimo de estar correndo em um ritmo e ser forçado a diminuí-lo ou até a abandonar um treino ou uma prova, segundo o CorreGabs. Treinei para 10 quilômetros e consegui até melhorar o tempo, mas para atingir os 15 quilômetros da São Silvestre foi doloroso. Enquanto nos primeiros 10 quilômetros fiz em 8 minutos por quilômetro gastando 80 minutos, nos últimos cinco gastei 52 minutos. A média pulou para 8.45. O que estou treinando nos últimos dias é regularidade. Preciso adaptar minha corrida a 8 minutos por quilômetro. Ontem (29) mesmo observava que girava de 6'50" a 8'. Tive uma média de 7'40" em quatro quilômetros. Tenho que “acertar o passo” para depois treinar resistência. Muita coisa para pouco tempo. Mas, o importante é que continuo a perder peso. Eliminei três quilos na primeira semana (o excesso, claro!) e espero cair mais um quilo até sexta-feira. A meta é perder 8 quilos até o dia 31 de dezembro, não se esquecendo que o Natal está neste meio."

Relatos de Guilherme Girotto

"A semana passou mais rápido do que esperava. E o treinamento foi menos do que eu poderia ter feito. Quinta e sexta-feira, somente academia. Corri sábado juntamente com o amigo Sérgio Tanaka 9km pela manhã. Estava quente, bem quente. O ritmo foi de 6'30" por quilômetro. Nada demais. Mas o calor do horário é apenas uma prévia do que sofreremos na São Silvestre. Costumo dizer que o sol 'iguala' os atletas treinados; a chuva, 'desiguala', justamente porque na corrida, seu desempenho cai quando o 'motor esquenta'. E se estiver chovendo, a água da chuva ajuda, e muito, resfriar o corpo. Por isso que em provas de corrida você vê muito mais o atleta jogando água na cabeça do que tomando-a. Certamente está buscando refrescar o corpo. Segunda fiquei por conta de academia. Na terça saí para correr 45 minutos. Fiz 41'. Cansei? Não. Mas minha barriga informou que eu precisava urgentemente de um banheiro (rsrsrsr). É assim mesmo: vida de atleta, mesmo amador, tem dessas coisas. No trajeto da São Silvestre não vi banheiros químicos a não ser na largada/chegada. E ví muitos competidores urinando nas praças. Taí uma coisa que precisa melhorar na competição. Bora correr. Falta um mês para a prova."

Relatos de Gustavo Girotto

"Oi pessoal. Essa semana foi puxada. A intensidade e a duração dos treinos estão aumentando. No sábado eu corri 15km. No domingo, para melhorar a musculatura e diminuir a fadiga, por conta do cansaço que o treino de sábado me deu, eu corri mais 6km. Na terça-feira, quando eu fui treinar, a perna não dava conta, com muita fadiga e dor na planta dos pés. Então, eu fiz uma sobrecarga que o corpo não aguentou. Mas isso não me desanimou. Hoje vou correr de novo à noite e domingo eu vou correr. Vamos ver o que vai acontecer essa semana. Estou firme no propósito de não caminhar na São Silvestre! Um abraço!".

(Matéria atualizada às 10h57)

SIGA-NOS NO Google News