Cassilândia, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

20/05/2018 11:20

Os desafios de criar filhos conectados

Gazeta Esportiva

“Acho ridículo como todo mundo fica teclando no celular, ninguém conversa mais, parece que o mundo virtual assumiu o controle de tudo…”, leio num post que alguém enviou pelo Facebook. Tecnologia, redes sociais, smartphones, todos temos críticas, ponderações, especulações, no entanto, todos utilizamos.

Certa vez presenciei o primeiro slide (é assim que se chama isso, ainda?) de um evento corporativo, pedindo aos presentes para desligarem os celulares. Mas, como iria digitar meus comentários no documents to go? E quanto à selfie para a postagem de relacionamento com meus clientes? Então, após um dia de muitas transações feitas pelo WhatsApp, chego em casa e vejo meu filho de dez anos jogando no celular. Ele me pergunta “mãe, como se fala – como você conseguiu – em inglês?”, porque ele está jogando online com um garoto de outro país.

A infância de hoje em dia parece nascer deslizando dedinhos sobre uma touch screen, e muita preocupação e críticas surgem entre pais, avós e educadores. No entanto, em proporções equilibradas entre atividades físicas, pedagógicas, culturais e sociais, o mundo dos eletrônicos é fundamental para que as crianças estejam preparadas para um futuro cujo presente possui novas palavras, como ‘ciberataque’. Da medicina à arte, toda forma de interação e produção humanas passarão pela ciência da tecnologia, e não podemos ignorar o instinto que parece acompanhar o DNA da nova geração.

Cuidados essenciais, entretanto, precisam ser tomados. Estabeleça um limite de tempo de utilização dos equipamentos eletrônicos e da internet; utilize ferramentas confiáveis para restrições de acesso a sites indevidos; oriente as crianças internautas sobre os perigos, riscos e iscas mais usadas na web, principalmente redes sociais; aproveite para instalar aplicativos de geolocalização, por segurança; oriente a postura da criança diante do computador e dos mobiles; observe e acompanhe de perto, principalmente, o comportamento do seu filho quando está impedido de usar o celular ou de jogar, porque o tempo acabou.

A falta de controle e o comportamento alterado podem indicar que esse hábito não está sendo saudável. Lembre-se sempre de que o movimento e a interação social nunca podem estar ausentes da rotina das crianças, em todas as faixas etárias.

Cristiane Peixoto
Mestre em Educação Física no Envelhecimento pela USP, membro do WTTC Masterminds Team e criadora do Método Águia – desenvolvendo idosos saudáveis.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 16 de Outubro de 2018
Segunda, 15 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 14 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)