Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/10/2015 16:00

Os cuidados e obrigações do proprietário

Portal Segs

 

Com a chegada do verão e a proximidade das férias e de festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, começa a procura por locação de casas e apartamentos para temporada.

Os veranistas já estão em busca do seu lugar ao sol e tanto o locador quanto inquilinos e corretores de imóveis precisam estar atentos a detalhes importantes para que as férias não se tornem uma dor de cabeça.

A lei do inquilinato (8.245/1991) define que a locação para temporada não deve ultrapassar 90 dias, mas independente do tempo acordado é muito importante ter um contrato de locação. O documento é uma garantia tanto para o proprietário quanto para o inquilino e por isso é recomendado em toda negociação, mesmo que o período de estadia seja curto.

Neste contrato é importante conter uma lista de tudo que o imóvel disponibiliza como móveis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, entre outros. Caso o imóvel alugado esteja localizado em um condomínio com piscina, saunas ou outras opções de lazer, é importante que também estejam descritos no contrato se os inquilinos poderão desfrutar destes itens, pois alguns prédios permitem que apenas proprietários e seus familiares utilizem as áreas de lazer.

Outro detalhe importante diz respeito às formas de pagamento. A prática comum é o pagamento de 50% do valor total como sinal e o restante na data de entrega das chaves. Alguns proprietários podem solicitar um cheque caução para a garantia dos pagamentos de contas extras. Outros ainda podem exigir o pagamento do valor total da locação no ato da contratação. Portanto, isso pode ser combinado de maneira livre, de acordo com a necessidade ou realidade de cada negociação.

Para garantir negócios mais seguros, separei algumas dicas fundamentais que devem ser observadas por cada parte envolvida neste tipo de intermediação imobiliária.

PROPRIETÁRIO
- Mantenha o imóvel em bom estado de conservação, se necessário faça pequenos reparos na rede elétrica e hidráulica, pinturas. Se forem identificados mofo, umidade ou entupimentos, também é necessário corrigi-los.
- Atenção à organização e limpeza do imóvel, não só da parte interna como também da externa como quintal, jardim e piscina.
- Descreva detalhadamente todos os diferenciais que o imóvel possui: número de cômodos, capacidade de pessoas que comporta, itens de lazer, mobiliário disponível, infraestrutura da região, proximidade de praia, formas de pagamento.
- Se residir no imóvel, tenha cuidado com os objetos pessoais e deixe apenas o que for essencial para o inquilino.
- Deixe claro no contrato quais são suas obrigações e direitos, assim como as do inquilino.
- Atenção especial às fotos que serão usadas para anunciar o imóvel. Opte por fotos que objetivamente demonstrem a realidade do imóvel, mas evite capturar imagens de ambientes desorganizados, como toalhas no banheiro, pias com louças sujas, quartos bagunçados.
- Verifique a idoneidade do inquilino;
- Seja transparente e verdadeiro, não omita informações, tampouco minta.
- Procure pelo auxílio de profissionais capacitados para cuidar da locação do seu imóvel. Escolha sempre um corretor de imóveis credenciado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)