Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Os cuidados e obrigações do proprietário

Portal Segs - 17 de outubro de 2015 - 16:00

Com a chegada do verão e a proximidade das férias e de festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, começa a procura por locação de casas e apartamentos para temporada.

Os veranistas já estão em busca do seu lugar ao sol e tanto o locador quanto inquilinos e corretores de imóveis precisam estar atentos a detalhes importantes para que as férias não se tornem uma dor de cabeça.

A lei do inquilinato (8.245/1991) define que a locação para temporada não deve ultrapassar 90 dias, mas independente do tempo acordado é muito importante ter um contrato de locação. O documento é uma garantia tanto para o proprietário quanto para o inquilino e por isso é recomendado em toda negociação, mesmo que o período de estadia seja curto.

Neste contrato é importante conter uma lista de tudo que o imóvel disponibiliza como móveis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, entre outros. Caso o imóvel alugado esteja localizado em um condomínio com piscina, saunas ou outras opções de lazer, é importante que também estejam descritos no contrato se os inquilinos poderão desfrutar destes itens, pois alguns prédios permitem que apenas proprietários e seus familiares utilizem as áreas de lazer.

Outro detalhe importante diz respeito às formas de pagamento. A prática comum é o pagamento de 50% do valor total como sinal e o restante na data de entrega das chaves. Alguns proprietários podem solicitar um cheque caução para a garantia dos pagamentos de contas extras. Outros ainda podem exigir o pagamento do valor total da locação no ato da contratação. Portanto, isso pode ser combinado de maneira livre, de acordo com a necessidade ou realidade de cada negociação.

Para garantir negócios mais seguros, separei algumas dicas fundamentais que devem ser observadas por cada parte envolvida neste tipo de intermediação imobiliária.

PROPRIETÁRIO
- Mantenha o imóvel em bom estado de conservação, se necessário faça pequenos reparos na rede elétrica e hidráulica, pinturas. Se forem identificados mofo, umidade ou entupimentos, também é necessário corrigi-los.
- Atenção à organização e limpeza do imóvel, não só da parte interna como também da externa como quintal, jardim e piscina.
- Descreva detalhadamente todos os diferenciais que o imóvel possui: número de cômodos, capacidade de pessoas que comporta, itens de lazer, mobiliário disponível, infraestrutura da região, proximidade de praia, formas de pagamento.
- Se residir no imóvel, tenha cuidado com os objetos pessoais e deixe apenas o que for essencial para o inquilino.
- Deixe claro no contrato quais são suas obrigações e direitos, assim como as do inquilino.
- Atenção especial às fotos que serão usadas para anunciar o imóvel. Opte por fotos que objetivamente demonstrem a realidade do imóvel, mas evite capturar imagens de ambientes desorganizados, como toalhas no banheiro, pias com louças sujas, quartos bagunçados.
- Verifique a idoneidade do inquilino;
- Seja transparente e verdadeiro, não omita informações, tampouco minta.
- Procure pelo auxílio de profissionais capacitados para cuidar da locação do seu imóvel. Escolha sempre um corretor de imóveis credenciado.

SIGA-NOS NO Google News