Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/11/2017 11:00

Os benefícios do agachamento

Gazeta Esportiva

 

O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, pois a quantidade de músculos e articulações envolvidas nesse exercício é grande, isso sem falar na coordenação motora exigida na realização do movimento correto e eficaz.

Para fazê-lo, o nosso corpo solicita diversos segmentos coordenadamente, de modo que se vença a resistência imposta no movimento. Entre eles estão as articulações de joelho, o quadril e a coluna, todos bastante exigidos.

Vale ressaltar que certas restrições podem tornar a realização desse complexo exercício mais difícil ou menos eficiente. O comprimento dos membros, o centro de gravidade do corpo, o medo de lesão ou de falha durante a execução e a falta de domínios das técnicas estão entre esses fatores limitadores da qualidade da realização do movimento de agachar. Por isso, é importante que, antes de inseri-lo em sua rotina de treino, busque a orientação de um educador físico.

A complexidade demandada no exercício também faz com que se redobre a atenção no que diz respeito à carga escolhida. Nesse sentido, prefira a segurança na execução de um movimento equilibrado e adequado. É neste ponto, justamente, onde mora o perigo.

Pessoas que exageram na carga, além de cometerem erros ligados ao desequilíbrio e desalinhamento das articulações durante a realização do movimento, podem provocar sobrecarga inadequada e perigosa em tendões e ligamentos, por exemplo, sob risco real de lesões. Por isso, neste exercício – bem como nos demais, a bem da verdade – dedique-se primeiramente à execução com qualidade na coordenação, para depois elevar a carga.

Quando bem executado, o agachamento representa um excelente e potente exercício para a melhoria do trabalho muscular em diversos segmentos do corpo.

Feito de forma responsável e correta, o agachamento também traz como benefício maior facilidade para movimentos similares, como o de levantar e sentar; melhora da postura em geral, já que trabalha os grandes grupos musculares do corpo, inclusive as musculaturas do tronco (core), responsáveis pela sustentação da coluna; e, com isso, melhor condicionamento físico geral, o que nos deixa mais preparados para as jornadas diárias.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)