Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Os 12 erros mais comuns durante as dietas

Gazeta Esportiva - 12 de maio de 2017 - 11:00

Começo de ano é hora de correr atrás dos excessos do fim de ano, ou seja, daqueles quilos que vieram com as Festas! Existe uma diferença entre dieta e reeducação alimentar. A dieta tem um fim específico que pode ser a perda de peso ou ganho de massa muscular. Já a reeducação alimentar visa orientar a pessoa a mudança do estilo de vida, de modo gradual, buscando saúde em longo prazo.

Antes de tentar perder peso, é importante entender como nosso corpo está trabalhando, procurar ajuda de um profissional de saúde é importante, principalmente se você já passou dos 40 anos de idade. “Alguns exames que podem ser importantes na avaliação inicial e podem ajudar a traçar metas para uma vida saudável como o controle das medidas de açúcar e gorduras no sangue (glicemia e colesterol total e frações), também como a avaliação da função renal (creatinina e ureia)”, alerta o Dr. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Moriah. A partir dos 40 anos uma avaliação cardíaca também é importante antes de se iniciar atividade física.

Alguns erros comuns de quem quer perder peso são:

1)    Submeter-se a dietas muito restritivas que levam a frustração e reganho de peso rapidamente. Esqueça as dietas radicais, pois são sinônimo do efeito sanfona.

2)    Trace metas reais, geralmente de 5 a 10% do seu peso atual.

3 ) Não pule refeições.

4)    Não tomar café da manhã, pois comprovadamente engorda!

5)    Mastigar! O cérebro demora 20 minutos para entender que você está comendo, então o ideal é mastigar pelo menos 20 vezes.

6)    Não há necessidade de comer a cada 3 horas, porém períodos muito longos de jejum levam a descontrole na hora de comer.

7)    Peça ajuda. Nosso estilo de vida não auxilia na perda de peso. A ajuda de um profissional de saúde é essencial em muitos casos!

8) Você precisa gastar mais calorias. A ingestão deve ser menor e o gasto maior. Exercite-se mais.

9) Um grande erro é apenas olhar as calorias dos alimentos. Você precisa saber o que está comendo. Leia os rótulos e fique atento ao tamanho das porções, principalmente a quantidade de sódio e carboidratos.

10) Cuidado com alimentos integrais, lights ou diets. Embora apresentem quantidade menores de calorias ou açucares não devem ser consumidos em excesso.

11) Não deixe de comer à noite. Esse é um erro grave. Opte por refeições leves, mas nada de dormir com fome.

12) Você pode sim comer um doce ou até mesmo um chocolate. Fique de olho nas porções e composição de cada sobremesa.

Sobre o Hospital Moriah: Hospital Moriah, localizado em Moema em São Paulo, é um dos mais novos e modernos centros médicos-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil, com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento. A estrutura compacta favorece o acolhimento e o atendimento humanizado e proporciona uma nova relação entre pacientes, médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, com recursos tecnológicos de última geração. A hotelaria de alto padrão é outro diferencial, planejada para que pacientes e seus familiares sintam-se confortáveis durante a estada no hospital. Site: www.hospitalmoriah.com.br

SIGA-NOS NO Google News