Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/11/2011 06:48

Ortega é reeleito presidente na Nicarágua com mais de 66% dos votos

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília - Reeleito com 66,43%, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, de 65 anos, comandará o país pelo terceiro mandato consecutivo. Os resultados oficiais das eleições, ocorridas ontem (6), foram divulgadas nas primeiras horas de hoje (7). Ortega venceu o empresário Fábio Gadea, que conquistou 25,52% dos votos. Mais de 70% dos eleitores credenciados compareceram às urnas. Porém, a eleição ocorreu em meio a uma série de suspeitas de irregularidades.

Também disputaram a corrida presidencial o ex-presidente Arnoldo Alemán, que obteve 7,1% dos votos, e o deputado Enrique Quiñónez, que conseguiu 0,2% e o acadêmico Roger Guevara, que alcançou 0,07%. Mesmo antes da confirmação oficial dos dados, os simpatizantes de Ortega começaram as comemorações ontem.

Observadores da União Europeia e da Organização dos Estados Americanos (OEA) informaram ter tido dificuldades para acessar os locais de votação. A candidatura de Ortega foi considerada por alguns setores como ilegítima, ilegal e inconstitucional devido às manobras legais ocorridas para contornar a proibição constitucional de reeleição imediata do presidente.

O chefe da missão da OEA, o ex-chanceler argentino Dante Caputo, disse que os observadores tiveram dificuldades de acesso a 20% das zonas eleitorais – eram 13 mil em todo país. O líder da missão da União Europeia, o deputado socialista espanhol Luis Yáñez, acrescentou que 90 observadores também tiveram \"dificuldades\" e disse que “a situação é inexplicável\".

Aproximadamente 3,4 milhões de eleitores estavam credenciados para votar ontem. O pleito incluiu escolhas para os cargos de presidente da Nicarágua, vice-presidente, 90 deputados da Assembleia Nacional e 20 representantes para o Parlamento Centroamericano.

*Com informações das agências públicas de notícias de Portugal, Lusa, e da Venezuela, AVN, e da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)