Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/10/2016 11:02

Orquestra mais antiga do México faz primeira turnê no Brasil

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

 

A Orquestra Sinfônica de Xalapa (OSX), a mais antiga e uma das mais prestigiadas do México, fundada em 1929, visita o Brasil pela primeira vez, para apresentações gratuitas em cidades das regiões Nordeste e Sudeste.

A OSX vem ao Brasil com todos os seus integrantes. São 94 músicos, dez assistentes de produção e mais de 1,5 tonelada de instrumentos musicais, regida pelo maestro brasileiro Lanfranco Marcelletti, que comanda o conjunto desde 2012.

O grupo chega no dia 5 de outubro ao Recife, onde inicia as apresentações no dia 7, no Teatro Guararapes. Em seguida, vai a João Pessoa, no dia 8, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego; a Natal, dia 9, no Teatro Riachuelo; ao Rio de Janeiro, dia 12, no Theatro Municipal; e a São Paulo, no dia 15.

À exceção de São Paulo, onde a OSX se apresenta na Sala São Paulo, com convites pagos, em valores que variam de R$ 100 a R$ 224, as demais apresentações são franqueadas ao público. Somente no Recife, em função de parceria com a organização não governamental (ONG) Fundação Terra, a entrada equivalerá a um quilo de alimento não perecível, que será doado à ONG.

O representante do Consulado Geral do México no Rio de Janeiro para Assuntos Culturais, Adolfo Zepeda Soria, informou à Agência Brasil que ainda no Recife, músicos da orquestra participarão de oficinas com escolas locais. “Vão entrar em contato com estudantes e escolas de música para crianças. Vão muito além dos concertos. É um projeto de integração cultural mesmo”, disse Soria.

O repertório homenageia o Brasil e o México. O programa é dividido em duas partes. A primeira abrange músicas do compositor brasileiro Marlos Nobre e do mexicano Silvestre Revueltas, enquanto a segunda é dedicada ao francês Claude Debussy e ao alemão Richard Strauss. Segundo o cônsul para Assuntos Culturais, trazer a orquestra ao Brasil é um sonho do maestro Lanfranco Marcelletti que finalmente se realiza.

Adolfo Soria adiantou que, “com certeza, vai ter surpresas” durante as apresentações, mas não quis revelar o que os músicos estão preparando. O mesmo repertório será ouvido em todas as cidades.

Edição: Carolina Pimentel

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)