Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Orgulho e lágrimas norteiam sul-africanos após eliminação

GE.net/Luiz Ricardo Fini, enviado especial Johanesburgo - África do Sul - 23 de junho de 2010 - 08:37

O fim do sonho da classificação já estava claro desde a derrota para o Uruguai, mas a vitória por 2 a 1 sobre a França mudou a visão dos sul-africanos para a queda na Copa do Mundo. Apesar das lágrimas pela eliminação, os jornais do país exaltam a forma como os Bafana Bafana se despediram da competição.

"Fora, mas orgulhoso!", exalta o The Citizen, que traz até um encarte de um pôster da seleção, como se tivesse sido campeã. "Brava África do Sul é desclassificada. Bafana vence França, mas falha no avanço", completa.

A equipe de Carlos Alberto Parreira encerrou a primeira fase no terceiro lugar do Grupo A, com quatro pontos, mas foi eliminada no saldo de gols pelo México. A desclassificação nos critérios de desempate fez a seleção até sonhar com a vaga.

"Fim agridoce para os Bafana", estampou o The Star. "Parecia que os jogadores sul-africanos realmente fariam uma mágica por uma grande margem de gols suficiente para passar de fase. Mas não foi assim".

Pelas ruas, carros e casas continuam exibindo bandeiras do país, mas os ambulantes não podem seguir fielmente o patriotismo. Nas esquinas de Johanesburgo, os artigos dos Bafana perderam espaço. Ainda é possível encontrar bandeiras e camisas locais, mas os principais espaços nas calçadas são ocupados pelas cores de Brasil, Portugal, Argentina e Alemanha.

"Lágrimas de Bafana na desclassificação", veicula o Pretoria News, enquanto o Sowetan anuncia: "Bafana sai da Copa do Mundo com uma valente vitória sobre a França".

Últimas esperanças... No primeiro Mundial em continente africano, Gana carrega agora as esperanças de toda a região. Com Camarões e África do Sul eliminados e Costa do Marfim e Argélia em situação bem difícil, a seleção ganesa assumiu a preferência.

"Gana, faça isso pela África", pede o The Star. Na liderança do Grupo D, com quatro pontos, a equipe precisa de um empate contra a Alemanha, nesta quarta-feira, para avançar sem depender de outros resultados.

SIGA-NOS NO Google News