Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/11/2009 19:12

Oposição voltará ao comando da OAB com 53,4% dos votos

Edivaldo Bitencourt e Danúbia Burema, Campo Grande News

Após três gestões, a oposição, representada pelo professor universitário Leonardo Avelino Duarte, 33 anos, venceu a mais longa e disputada eleição para a presidência da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul). Formado pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em 1998, é especialista em Direito Constitucional e surpreendeu ao contrariar todas os prognósticos e pesquisas.

“Foi a luta do Davi contra Golias”, afirmou o vitorioso, sobre a vitória na Capital e no interior do Estado. Levantamento preliminar indicou que Leonardo Duarte obteve 3.163 votos, contabilizando-se Capital e interior do Estado.

O candidato da oposição ficou com 53,5% dos votos válidos, contra 2.755 (46,5%) de Ary Raghiant Neto. A vantagem em Campo Grande, de 436 votos, garantiu a vitória de Leonardo Duarte. Ele obteve 55,58% dos votos válidos na Capital. Foram 2.171 contra 1.735 da situação.

No interior do Estado, Ary ficou com 1.020 votos, em levantamento preliminar, contra 992 de Duarte. Ele venceu em Dourados (348 a 280), Três Lagoas (108 a 102), Camapuã (20 a 6), Ponta Porã (66 a 58), Cassilândia (24 a 23), Fátima do Sul (36 a 22), Rio Brilhante (23 a 12), Bataguassu (18 a 17), Sidrolândia (14 a 10) e Pedro Gomes (9 a 8).


A vantagem parcial é de 408 votos. No entanto, oposição e situação contabilizam que a vantagem final teria sido de 310 votos.

Oposição - Para garantir a sua eleição e derrotar o grupo que está no comando da entidade há nove anos, a oposição, formada pelos ex-presidentes, como Carmelino Rezende, Wilson Barbosa Martins, Elenice Carrille e Carlos Marques, se uniram e lançaram apenas um candidato.

Filho do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, que já presidiu a ordem, ele derrotou o candidato da situação, o secretário-geral da entidade, Ary Raghiant Neto, 40 anos, que tinha o apoio do atual presidente, Fábio Trad, e do candidato a presidente nacional da entidade, Vladimir Rossi Lourenço.

A principal meta do oposicionista é implementar medidas para reduzir a morosidade do Poder Judiciário. Ele contou que irá identificar onde pode ajudar o Judiciário a ser mais eficiente. Entre as várias metas do programa, pretende priorizar a luta dos advogados para elevar o percentual de honorários de sucumbência.

O poder – A OAB/MS conta com um orçamento de aproximadamente R$ 7 milhões, considerando-se apenas a cobrança da anuidade dos 8.946 advogados.

O novo presidente também será responsável pela eleição para definir a lista para escolher o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. E é uma das instituições mais importantes, tendo papel destacado na suspensão da contratação de funcionários sem concurso público no TCE (Tribunal de Contas do Estado) e para acabar com o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores de Mato Grosso do Sul.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)