Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Operação Sinistro desarticula esquema de fraudes no seguro DPVAT

Departamento da Polícia Federal - 21 de junho de 2012 - 11:38

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou, hoje (14/06), a Operação Sinistro, com o objetivo de desarticular esquema voltado à apropriação indevida de indenizações cobertas pelo seguro DPVAT, causando prejuízo a beneficiários nos últimos anos na ordem de mais de R$ 30 milhões.

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra advogados, um mandado de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, 11 na Paraíba, um em Pernambuco, sendo 13 mandados de busca e apreensão, no total. Foram realizadas buscas em escritórios de advocacia, bem como mandados de sequestros de veículos e de bloqueio de conta bancária.

A fraude se iniciou quando um oficial de justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba obteve indevidamente inscrição na OAB, mediante a apresentação de documentos falsos. A partir de então, associou-se ele a advogados em escritórios de advocacia nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, entre outros. Em seguida, foi montado um esquema de captação de beneficiários de baixa renda em diversas localidades. Em alguns casos, ações judiciais foram ingressadas mediante pagamento de vantagem financeira a servidor público, a fim de agilizar o trâmite dos processos.

Os crimes investigados e sobre os quais pesam indícios sobre os investigados são: formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, apropriação indébita, uso de documentos falsos, falsa identidade e lavagem de dinheiro.

SIGA-NOS NO Google News