Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/01/2012 21:06

Operação policial acaba com cracolândia no centro de São Paulo

Daniel Mello, Agência Brasil

São Paulo – Depois de dois dias de operação policial na região conhecida como cracolândia, no centro da capital paulista, o tráfico de drogas no local desapareceu. Também foi possível perceber que o número de pessoas fumando crack diminuiu. Esta tarde, a reportagem da Agência Brasil percorreu as ruas antes ocupadas por traficantes e dependentes químicos e localizou apenas um grupo de pouco mais de dez usuários, em uma esquina da Praça Júlio Prestes.

O tenente Flávio Martinez, do 13º Batalhão de Polícia Militar (PM), disse que até o momento os resultados da ação são positivos. “Não tem mais aquela aglomeração tão grande de indivíduos usando entorpecentes”, ressaltou ao fazer um balanço da operação que envolve cem policiais militares, três bases móveis, 12 viaturas, 11 motos, além do apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Desde ontem (3), foram feitas 350 abordagens, que resultaram em três prisões e três recapturas de foragidos da Justiça. Também foram apreendidas 40 pedras de crack, dois chassis de moto e duas pistolas de brinquedo. Além disso, o trabalho é acompanhado por uma equipe que faz a limpeza das ruas e prédios abandonados, e já retirou mais de 7,5 toneladas de lixo da região. A operação é mantida 24h e deve continuar por pelo menos 30 dias.

O especialista em segurança pública e pesquisador da Fundação Getulio Vargas, Guaracy Mingardi, alerta que, apesar do aparente sucesso da ação, a tendência é que os usuários simplesmente se desloquem para outros pontos da cidade. “Essa operação funciona do ponto de vista da urbanização, retomada da cidade. Mas, na verdade, estanca aquele foco, mas não impede o nascimento de outros”, disse Mingardi que foi subsecretário Nacional de Segurança Pública.

No entanto, para o tenente Martinez , a polícia está preparada para essa migração do uso e tráfico de crack. “Estamos trabalhando com a migração, em um primeiro momento, no entorno da Nova Luz. Então, todos os bairros adjacentes da Nova Luz tiveram o policiamento intensificado desde ontem”. Mas, de acordo com o oficial, ainda não foram detectados focos de aglomeração de usuários da droga.

Para combater o problema de forma mais efetiva, Guaracy Mingardi defende uma atuação voltada para a prisão dos traficantes. “Você tem que trabalhar com investigação, [prender] o traficante de médio porte, [prender] o distribuidor local, para diminuir a quantidade de crack circulando”.

As ações têm que ser combinadas, na opinião de Mingardi, com grandes campanhas de prevenção ao uso de crack, programas de redução de danos e ampla oferta de tratamento aos viciados. “ Se você trabalhar nessas coisas, vai diminuir a necessidade de ações como essa de hoje”.



Edição: Aécio Amado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)