Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Operação para retirar índios de fazenda tem Policia Federal, PM e bombeiros

Viviane Oliveira, Campo Grande News - 30 de maio de 2013 - 08:40

Uma operação com homens da Polícia Federal, PM e do Corpo de Bombeiros foi montada em Sidrolândia para a reintegração de posse da fazenda Buriti. Nesta manhã, cerca de 20 viaturas estão na área para cumprir determinação da Justiça.

Ontem, em audiência para conciliação entre grupo terena e o fazendeiro Ricardo Bacha, não houve acordo e a ordem foi para o despejo dos índios.

O comboio policial saiu de Campo Grande por volta das 5 horas desta quinta-feira e negocia agora a retirada das famílias. A disposição, segundo o terena Vinícius Souza, é para resistir. “Os guerrreiros já disseram que não saem nem a pau”, conta.

A retirada deve ser feita por homens do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), grupo especial da Polícia Militar, como em todas as reintegrações feitas recentemente no Estado.

O ex-deputado Ricardo Bacha garante que só ficou sabendo da operação há pouco é “Espero que eles saiam em paz, que não haja reação, porque estão cumprindo a Lei do País. Aquela terra não é indígena, não discuto a legitimidade da reivindicação dos indígenas e nós produtores juntos aos políticos podemos pressionar Brasília pra comprar terras para eles.

Ele voltou a dizer que espera do governo federal uma decisão definitiva para a questão. “Se no passado os indígenas foram ludibriados tenho absoluta certeza de que não foi por nós e sim pelo governo então cabe ao governo resolver”.

SIGA-NOS NO Google News