Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Operação flagra crianças trabalhando em cemitério a troco de R$ 5,00

Campo Grande News - 01 de novembro de 2018 - 14:00

A Operação Finados, para prevenir e combater o trabalho infantil nos cemitérios de Campo Grande, flagrou na manhã desta quinta-feira (1º), crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, em atividades irregulares. Os garotos estavam no Cemitério São Sebastião, o Cruzeiro, na Avenida Cônsul Assaf Trad.

A ação começou hoje e segue até amanhã, 2 de novembro, por ocasião do feriado de finados. Ao Campo Grande News, a auditora fiscal do trabalho Maristela Borges de Souza Saravi explicou que, nesta manhã, ação percorreu os Cemitérios Cruzeiro e Santo Amaro.

“No Santo Amaro a fiscalização foi tranquila e ninguém foi flagrado. Mas no Cruzeiro cinco crianças trabalhavam. Amanhã, a vistoria vai percorrer os 10 cemitérios cidade”, disse.

Ainda segundo a coordenadora da ação, um adulto, que não teve a identidade divulgada, chegou a ameaçar as equipes dos Ministérios do Trabalho e Público do Trabalho, Conselhos Tutelares e Secretaria Municipal de Assistência Social e precisou ser contido por homens da Polícia Municipal, no Cemitério Cruzeiro.

Mas bastou a equipe de fiscais deixar o cemitério, para o grupo de meninos voltar ao trabalho. E esse tipo de trabalho parece rotina no Cruzeiro. "Fui na frente e disse que queira um para mim e ele veio correndo, a gerência que é culpada. Bolsonaro vai por isso na linha, vai liberar o trabalho infantil", comentou o aposentado Milton Oliveira, de 72 anos, que contratou um dos garotos para a limpeza por R$ 5,00.

O menino confirma o preço e a disposição para o trabalho. “Não entendo esses guardas, se está na rua batem, se trabalha batem”, reclama.

Dois policiais municipais continuam no cemitério, mas dizem que precisam da presença do conselho tutelar para coibir esse tipo de exploração.

SIGA-NOS NO Google News