Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Operação contra desmatamento em Mato Grosso começa hoje

24horasnews - 10 de março de 2008 - 10:06

A Operação Arco de Fogo da Polícia Federal (PF), que combate a exploração ilegal de madeira na Amazônia, está sendo deflagrada a partir da segunda-feira no Estado de Mato Grosso. A operação foi iniciada no dia 26 de fevereiro em Tailândia, no Pará, sendo estendida para Machadinho DOeste, em Rondônia, e agora irá atuar nos municípios mato-grossenses de Sinop e Alta Floresta.

Segundo o chefe da fiscalização da gerência executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Evandro Selva, o deslocamento dos agentes da PF para o Mato Grosso deverá ocorrer já no fim de semana. "Na segunda feira já queremos estar atuando", afirmou. De acordo com Selva, a previsão é de grandes avanços até julho. "Esperamos que dentro dos próximos quatro meses, 90% das madeireiras e serrarias de Sinop tenham sido visitadas pelos agentes da operação."

No entanto, o chefe da fiscalização do Ibama disse que dispondo de apenas 20 agentes, o reforço de fiscalização não é suficiente para solucionar de forma definitiva os problemas relacionados ao desmatamento ilegal na Amazônia. Dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente em janeiro deste ano informam que o Mato Grosso concentra metade dos 36 municípios que mais desmatam a floresta tropical.

SIGA-NOS NO Google News