Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Operação Cardume deve reduzir total de pescadores em MS

Inara Silva e Thaisa Bueno / Campo Grande News - 04 de abril de 2005 - 13:07

A Operação Cardume, desencadeada pela Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) para identificar falsos pescadores no Estado deve reduzir o número total de profissionais da pesca em Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário José Elias, com a ação, o número de pescadores cadastrados deve passar para 1,5 mil. A meta inicial era que ficasse em 2 mil. Conforme a secretaria, o trabalho foi necessário em função de números divergente. Enquanto a Sema tem 3.011 pescadores cadastrados, são 4.911 na Seap (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca).
O trabalho da Operação Cardume está dividido em três fases. A primeira encerrada hoje, a segunda que fará visita e levantamento in loco das informações. Já a terceira fase prevê o encaminhamento das irregulares para penalidade judicial.
Por enquanto, a Sema já sabe que são 64 empresários, 91 aposentados, dois servidores públicos cadastrados como pescadores profissionais. Eles poderão perder a licença por constarem na Junta Comercial como sócios ou proprietários de empresas ou possuírem outra fonte de renda que não exclusivamente a pesca, como requer a legislação. Além desses, outros 136 pescadores foram autuados pela fiscalização e 14 já morreram e terão os nomes excluídos.

SIGA-NOS NO Google News