Cassilândia, Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

14/11/2018 09:20

Operação apreendeu mais 3.8 mil pneus importados em MS

Campo Grande News

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Ibama, apreenderam 3.833 pneus, entre usados e importados, nos estabelecimento automobilísticos de Mato Grosso do Sul fiscalizados durante a Operação Gomme, deflagrada nesta terça-feira (13).

Em Campo Grande, cinco lojas foram vistoriadas e outras duas em Dourados, cidade que fica a 233 quilômetros da Capital. Ninguém foi preso, mas a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar a procedência dos produtos.

No Estado, doze fiscais do Ibama e doze agentes da Polícia Rodoviária Federal participam da operação que tem como foco inibir o comércio irregular de pneus usados e importados nas regiões. As fiscalizações tambem foram realizados em SC, PR, SP, MG, e GO.

Multas milionárias - Tanto a venda quanto o armazenamento destes pneus se trata de crime ambiental, por isso o envolvimento do Ibama na operação. A pena prevista é de 1 a 4 anos de prisão além da multa.

Para cada pneu importado irregularmente cabe ao responsável pelo seu armazenamento, comércio ou transporte penalidade de R$ 400,00 por unidade. Considerando as 14.197 unidades apreendidas, até às 18h (MS) nos seis estados onde ocorre a operação, totalizou mais de R$ 4,7 milhões o valor das autuações do IBAMA.

Meia-vida - Os pneus usados - denominados "meia-vida" – em geral são importados da Ásia e Europa e chegam ao Brasil por meio do Porto de Santos. Por terem preços mais baixos, são dos tipos mais contrabandeados no país.

A maior parte dos estoques de pneus importados flagrados durante a operação eram pneus específicos para condições de inverno rigoroso ou neve. Estes pneus são adquiridos em países para uso durante o inverno e após o período das nevascas são descartados, mesmo estando com pouco uso e com condições aparentes muito boas.

Na operação também era apurado o descaminho, ou seja, pneus novos importados sem o pagamento de impostos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
06:50
Dia de Sorte
Sábado, 15 de Dezembro de 2018
16:38
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)