Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Operação apreendeu, desde março, 2 bilhões de cigarros

Angélica Gramático / ABr - 17 de junho de 2004 - 14:35

Dois bilhões de unidades de cigarros ilegais já foram apreendidas desde março de 2003, quando a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), com o apoio das polícias Civil e Federal, iniciou a operação nacional de combate ao cigarro ilegal. A operação foi deflagrada em 10 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pará, Goiás, Bahia, Alagoas, Santa Catarina e Pernambuco. Até agora, já foram fiscalizados cerca de 7.500 estabelecimentos comerciais, sendo que em 1.992 deles foram apreendidos cigarros contrabandeados, falsos ou que apresentavam irregularidades como venda sem nota fiscal ou falta de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os dados estão sendo divulgados hoje pelo diretor da ABCF, Fernando Ramazzini.

Segundo a entidade, no Rio de Janeiro são comercializados cerca de 3,5 bilhões de cigarros ilegais por ano. Este montante representa 20% da quantidade de cigarros consumidos no estado. Do total, 31% são vendidos em pontos de venda formais e 69% em camelôs. Ainda de acordo com a ABCF, com o comércio ilegal de cigarros, o estado deixa de arrecadar R$ 71,8 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e R$ 99 milhões em impostos federais.

Ramazzini informou que, hoje de manhã, policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Propriedade Imaterial realizaram blitz no camelódromo da rua Uruguaiana, no centro da cidade, para apreender cigarros ilegais.

SIGA-NOS NO Google News