Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ONU declara 2011 como o ano internacional das florestas

Agência Notisa - 30 de março de 2011 - 17:55

AGÊNCIA NOTISA – Enquanto milhões de hectares de floresta no mundo todo vêm sendo destruídos, iniciativas no sentido de evitar esse crime também são correntes. E 2011 é um ano especialmente importante para isso. Nomeado pela ONU como “Ano Internacional das Florestas”, diversos debates e eventos sobre biodiversidade, conservação, restauração florestal, desenvolvimento econômico sustentável, educação e boa governaça ocorrerão no mundo todo para mostrar a sociedade a importância de preservar essas áreas.



“O Ano Internacional das Florestas oferece uma oportunidade única para aumentar a conscientização pública sobre os desafios enfrentados por muitas florestas do mundo e pelas pessoas que dependem delas. Grandes histórias de sucesso e lições valiosas sobre como promover a gestão sustentável das florestas já existem. O Ano fornece um meio de juntar todas essas vozes no sentido de maior participação do público em atividades florestais em todo o mundo”, diz o relatório oficial da Secretaria do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas.



Segundo o órgão, o Brasil pretende organizar um Congresso Internacional de Cidades e Florestas em Manaus, Amazonas. Porém, atualmente o único evento no Brasil confirmado no site das Nações Unidas, será realizado na Bahia, de 26 de junho a 2 de julho. Trata-se da “UFRO Tree Biotechnology Conference”, no qual especialistas interessados ​​na genética básica, biologia molecular e fisiologia das árvores estarão reunidos para debater a aplicação desse conhecimento na melhoria e conservação das árvores.



No país, dados do Serviço Florestal Brasileiro, vínculado ao Ministério do Meio Ambiente, mostram que as florestas estão distribuídas por seis biomas e ocupam cerca de 61% do território brasileiro. Elas desempenham importantes funções sociais, econômicas e ambientais. Ofertam uma variedade de bens, como produtos florestais madeireiros e não madeireiros, e prestam serviços ambientais essenciais, como a conservação dos recursos hídricos e edáficos (referentes ao solo), a conservação da biodiversidade, a estabilidade climática, além de possuir valores culturais.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News