Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ONU declara 2004 como o ano internacional do arroz

Agência Brasil - 19 de fevereiro de 2004 - 15:01

Para 3 bilhões de pessoas no mundo, um dia não começa bem sem um prato de arroz. Esse é o principal alimento de metade da humanidade. Devido à importância do cereal para a alimentação mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2004 como o “Ano Internacional do Arroz”.

A parte efetiva do programa promete defender medidas para assegurar a cultura do arroz e melhorar sua produção, para as populações que dependem do alimento.

Sobretudo países asiáticos devem ter melhor acesso ao mercado mundial, sem esquecer da ecologia ou da diversidade cultural. Esse é um dos tópicos da ONU no seu programa de combate à fome no mundo.

Para concretizá-lo, especialistas irão discutir a importância da diversidade biológica do arroz e o combate à monocultura. “A diversidade genética do arroz atrai também muitas empresas do ocidente. Mundialmente já existem 160 patentes do cereal”, lembra Anne-Marie Holenstein, presidente da Claro Fair Trade AG, uma empresa criada por ONGs suíças para comercializar produtos de países pobres, à base do comércio justo.

Outro problema grave é o armazenamento e transporte do cereal: em muitos países pobres, onde a infra-estrutura é deficitária, é muito comum o desperdício de até 15% das colheitas.

Arroz turbinado

Com o objetivo de combater os problemas de cegueira causados por carência alimentar, pesquisadores suíços desenvolveram um arroz que pode solucionar com o problema.

Há cinco anos, um grupo de pesquisa na Escola Politécnica de Zurique desenvolveu por meio da engenharia genética uma nova espécie de arroz. Ele é chamado de “GoldenRice” e pode ser utilizada no cruzamento com espécies comuns. Sua maior vantagem são as altas concentrações de beta-carotina, um estágio anterior da Vitamina A.

100 mil tipos de arroz

Arroz não é apenas arroz. Pesquisadores acreditam que já existiram mais de 500 mil tipos do cereal. Hoje elas seriam apenas 100 mil.

As primeiras plantações de arroz foram encontradas na bacia do rio Yangtsé, no sul da China, há mais de oito mil anos. Na China, cada pessoa come, em médio, são 96 quilos de arroz por ano. Em países como a Tailândia, as pessoas costumam se cumprimentar dizendo: “Você já comeu arroz hoje?”.

Da produção mundial de arroz, avaliada em 480 milhões de toneladas, 98% são para o consumo interno. Os grandes exportadores para a Europa são os Estados Unidos e a Itália.

As informações são da Swissinfo.org

SIGA-NOS NO Google News