Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ONG de Jales fez a limpeza de um trecho do Rio Aporé

Redação - 15 de agosto de 2017 - 07:06

Uma ONG de Jales, SP, formada por praticantes de caiaque fez a limpeza de um trecho do Rio Aporé entre a ponte do Guilhermão e a Lagoa Santa, no último final de semana. José Carlos, líder do grupo, disse ontem na Rádio Patriarca que cerca de 50 pessoas participaram e recolheram lixo das margens. Eles realizam este trabalho no rio São José dos Dourados, na região de Jales. Agradeceu a recepção feita pela família Akira, de Lagoa Santa. Um exemplo a ser seguido.

O QUE É UM CAIAQUE

Esportes aquáticos vem se tornando uma atividade popular ao longo dos anos. Um que tem crescido rapidamente em popularidade é o praticado com caiaque. Há muitos tipos diferentes de caiaques, que podem ser usados em praticamente qualquer curso de água em todo o mundo.

O caiaque é um barco relativamente estreito que é impulsionado manualmente por uma pá de lâmina dupla. O caiaque tradicional tem um deck coberto e uma ou mais cabines, para o remador. Sua cabine é por vezes cobertas por uma spraydeck (ou “saia”) que impede a entrada de água a partir das ondas ou para que o remador possa se mover a direita e a esquerda sem que entre água. No entanto caiaques sem saia estão se tornando pouplares.

Os vários tipos de caiaque é definido pelo tipo de local onde ele será usado. Há caiaque típico para canais, rios, córregos e outros cursos d’água. Caiaque Whitewater são usados para corredeiras. Caiaque oceânico está começando a ser mais popular, e envolve remar em águas oceânicas em viagens que pode durar dias.

Um caiaque pode ser ocupado por uma ou duas pessoas, dependendo do modelo, e permite que o operador se sente com as pernas esticadas para. A pá usada no caiaque possui duas lâminas, uma em cada extremidade do poste.

O caiaque é uma evolução das antigas canoas. O primeiro tipo foi criado em 1905 e foi um caiaque dobrável que foi usado para remar em rios e lagos. Com sua popularização em 1920, caiaques oceânicos foram inventados para ampliar a atividade. Em 1955, foi lançado o primeiro caiaque de fibra de vidro.

A pratica do caiaque em corredeiras é um esporte extremamente perigoso, e muito importante tomar cuidado na hora da escolha do percurso. Estes são normalmente numerados em uma escala de um a cinco, sendo um uma rota fácil para iniciantes e cinco para canoístas experientes.

Por Brasil e Malta

Um caiaque
Um caiaque

SIGA-NOS NO Google News