Cassilândia, Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Últimas Notícias

05/08/2007 17:13

Onça pintada está entre os animais ameaçados de extinção

Dourados News

O Mapa da Fauna Ameaçada de Extinção divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 13 espécies de animais que vivem em Mato Grosso do Sul correm o risco de desaparecer.

Entre eles estão alguns típicos do Pantanal, como o Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus), a Onça Pintada (Panthera onca) e a Ariranha (Pteronura brasiliensis), e outros que são encontrados na paisagem do Cerrado, como o Lobo Guará (Chryssocyon brachyurus), o Cachorro Vinagre (Speothos venaticus), o Tatu Canastra (Priodontes maximus) e o Tamandua Bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

Entretanto, dos 13 animais que vivem no Estado e que estão ameaçados de extinção, o que está em pior situação é o Rato de Espinho (Carterodon sulcidens), que é classificado pelo IBGE como uma ‘espécie criticamente em perigo de extinção’. Abaixo dessa classificação, existem apenas animais que já são considerados ‘extintos na natureza’ e ‘totalmente extintos’.

O Mapa elaborado pelo IBGE levou em conta o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No País correm risco de extinção um total de 105 espécies e subespécies de animais, da quais 69 são mamíferos, 20 são répteis e 16 são anfíbios.

Dentre as espécies relacionadas, muitas são famosas, o que não impede que seu estado de preservação seja preocupante, ou seja, que estejam, segundo o Ibama, em crítico perigo de extinção. É o caso da baleia-azul, do bugio, do mico-leão-de-cara-preta, do mico-leão-preto, do macaco-prego-de-peito-amarelo, do rato-candango, do peixe-boi-marinho, da jibóia-de-cropan, da jararaca-de-alcatrazes, da tartaruga-de-couro e da perereca-verde, entre outras.

O caso mais sério de todos é o da Phrynomedusa fimbriata, popularmente conhecida apenas como perereca, que antes era encontrada em Paranapiacaba, subdistrito da cidade de Santo André, no ABC Paulista, região da serra do Mar, e hoje já se encontra totalmente extinta.

A mais recente lista de animais ameaçados, divulgada pelo Ibama em 2003, reúne ao todo 394 espécies e subespécies (não incluídos os peixes e invertebrados aquáticos); em 1989, eram 220 espécies em perigo, o que significa um incremento de cerca de 80%.

Confira a relação completa dos animais que vivem em Mato Grosso do Sul e correm risco de extinção:

– Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus),
– Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus),
– Cachorro Vinagre (Speothos venaticus),
– Gato do Mato (Leopardus tigrinius),
– Gato Maracajá (Leopardus wiedii),
– Gato Palheiro (Oncifelis colocolo),
– Onça Pintada (Panthera onca),
– Onça Parda (Puma concolor capricornensis),
– Ariranha (Pteronura brasiliensis),
– Morcego (Myotis ruber),
– Rato de Espinho (Carterodon sulcidens),
– Tatu canastra (Priodontes maximus),
– Tamandua Bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)