Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Onça pintada está entre os animais ameaçados de extinção

Dourados News - 05 de agosto de 2007 - 17:13

O Mapa da Fauna Ameaçada de Extinção divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 13 espécies de animais que vivem em Mato Grosso do Sul correm o risco de desaparecer.

Entre eles estão alguns típicos do Pantanal, como o Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus), a Onça Pintada (Panthera onca) e a Ariranha (Pteronura brasiliensis), e outros que são encontrados na paisagem do Cerrado, como o Lobo Guará (Chryssocyon brachyurus), o Cachorro Vinagre (Speothos venaticus), o Tatu Canastra (Priodontes maximus) e o Tamandua Bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

Entretanto, dos 13 animais que vivem no Estado e que estão ameaçados de extinção, o que está em pior situação é o Rato de Espinho (Carterodon sulcidens), que é classificado pelo IBGE como uma ‘espécie criticamente em perigo de extinção’. Abaixo dessa classificação, existem apenas animais que já são considerados ‘extintos na natureza’ e ‘totalmente extintos’.

O Mapa elaborado pelo IBGE levou em conta o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No País correm risco de extinção um total de 105 espécies e subespécies de animais, da quais 69 são mamíferos, 20 são répteis e 16 são anfíbios.

Dentre as espécies relacionadas, muitas são famosas, o que não impede que seu estado de preservação seja preocupante, ou seja, que estejam, segundo o Ibama, em crítico perigo de extinção. É o caso da baleia-azul, do bugio, do mico-leão-de-cara-preta, do mico-leão-preto, do macaco-prego-de-peito-amarelo, do rato-candango, do peixe-boi-marinho, da jibóia-de-cropan, da jararaca-de-alcatrazes, da tartaruga-de-couro e da perereca-verde, entre outras.

O caso mais sério de todos é o da Phrynomedusa fimbriata, popularmente conhecida apenas como perereca, que antes era encontrada em Paranapiacaba, subdistrito da cidade de Santo André, no ABC Paulista, região da serra do Mar, e hoje já se encontra totalmente extinta.

A mais recente lista de animais ameaçados, divulgada pelo Ibama em 2003, reúne ao todo 394 espécies e subespécies (não incluídos os peixes e invertebrados aquáticos); em 1989, eram 220 espécies em perigo, o que significa um incremento de cerca de 80%.

Confira a relação completa dos animais que vivem em Mato Grosso do Sul e correm risco de extinção:

– Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus),
– Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus),
– Cachorro Vinagre (Speothos venaticus),
– Gato do Mato (Leopardus tigrinius),
– Gato Maracajá (Leopardus wiedii),
– Gato Palheiro (Oncifelis colocolo),
– Onça Pintada (Panthera onca),
– Onça Parda (Puma concolor capricornensis),
– Ariranha (Pteronura brasiliensis),
– Morcego (Myotis ruber),
– Rato de Espinho (Carterodon sulcidens),
– Tatu canastra (Priodontes maximus),
– Tamandua Bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

SIGA-NOS NO Google News