Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OMS: Tuberculose afeta atualmente um terço da população

Bianca Estrella/ABr - 23 de março de 2005 - 09:08

Amanhã (24) é o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avançar contra essa doença que afeta atualmente um terço da população mundial. A cada ano, são cerca de 8 milhões de casos novos, o que significa 23 mil doentes detectados por dia. São 2 milhões de mortes por ano, 5 mil a cada dia, uma a cada 15 segundos.

No Brasil, existem 92.472 casos da doença registrados, com uma taxa de incidência de 48,4 por grupo de 100 mil habitantes. O país está entre os 22 onde ocorrem 80% dos casos de tuberculose em todo o mundo. Em entrevista à Rádio Nacional o médico do ambulatório da Santa Casa de Misericórdia, Mauro Gomes, falou da evolução da doença no Brasil e no mundo. "Em países desenvolvidos a doença estava próxima da erradicação, mas com o surgimento do HIV, o surto migratório dos países subdesenvolvidos para esses países, devido às guerras, e uma série de fatores fizeram a tuberculose ressurgir nesses países", afirmou.

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, cerca de 6 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência da tuberculose. Nos últimos anos, a média de detecção foi de 85 mil novos casos. Por conta disso, o Programa Nacional de Controle de Tuberculose é uma das prioridades do Ministério da Saúde. Hoje, o programa conta com o maior investimento dos últimos dez anos e, até 2007, serão aplicados R$ 119,5 milhões.

A tuberculose é uma doença grave, transmitida por uma bactéria que é lançada no ar pelas pessoas contaminadas ao falar, espirrar ou tossir. "Praticamente 100% da população brasileira já teve contato com a bactéria pelo fato de a tuberculose ser uma doença de grande incidência em nosso país. A imunidade (do organismo de cada um) é que vai determinar se a pessoa vai se contaminar ou não", explicou Mauro Gomes.

O médico lembrou que a tuberculose tem cura e o tratamento, que dura seis meses, não poder ser abandonado pelo paciente em hipótese alguma. O tratamento é gratuito nos postos de saúde e toda pessoa que tiver tosse com secreção há mais de seis meses deve procurar um posto de saúde para fazer o teste.

SIGA-NOS NO Google News