Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OMS registra 365 casos de gripe suína em 13 países

Midiamax - 01 de maio de 2009 - 20:09

O número de casos confirmados de gripe suína --cujo nome oficial é "influenza A (H1N1)"-- no mundo chegou a 365, em 13 países, de acordo com o balanço da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgado nesta sexta-feira. O número inclui dez mortes --nove no México e uma, de um bebê mexicano, nos Estados Unidos.

Por outro lado, o balanço não inclui dois casos que foram confirmados pela ministra da Saúde francesa, Roselyne Bachelot-Narquin. Os casos são um homem de 49 anos e uma mulher de 24 que estão hospitalizados, na região de Paris. Outro caso que ainda não foi registrado pela OMS é o de uma pessoa na Costa Rica.

Há diferença também nos números da OMS para o México e do próprio governo mexicano. O balanço da OMS contabiliza 156 casos e nove mortes confirmados no México, mas o governo mexicano diz que são 343 e 15, respectivamente.

Pelo balanço da OMS, os EUA tem 141 casos confirmados, incluindo o do bebê mexicano que morreu. Os outros países com casos confirmados da gripe suína são Canadá (34), Espanha (13), Reino Unido (8), Nova Zelândia (3), Alemanha (3), Israel (2), Hong Kong (1), Dinamarca (1), Áustria (1), Holanda (1) e Suíça (1).

Em ao menos três países --Escócia, Espanha e Alemanha--, entre os casos confirmados há pessoas que não estiveram no México recentemente, ou seja, que contraíram a doença por meio de outras pessoas.

Ásia

O caso confirmado em Hong Kong colocou a região em alerta. Segundo as autoridades, o caso é de um que mexicano viajou no voo 505 da empresa China Eastern do México para Hong Kong, com escala em Xangai. Mesmo assim, foi declarado estado de emergência na saúde, e todo o hotel onde o mexicano infectado se hospedou está em quarentena.

Hong Kong está em alerta máximo contra a gripe suína, diante do temor de que o primeiro caso desencadeie uma epidemia no território e, possivelmente, no restante da populosa China. A Ásia foi o continente mais atingido pela epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), em 2003, que matou mais de 700 pessoas.

México

O México iniciou nesta sexta-feira uma paralisação das atividades até segunda-feira (4) para evitar a propagação da doença. Sem eventos artísticos nem partidas de futebol, com bares e restaurantes fechados, os mexicanos seguem a recomendação do presidente Felipe Calderón de ficar dentro de casa no feriado prolongado.

EUA

Em Boston, a Faculdade de Odontologia da Universidade de Harvard foi fechada, depois que seis estudantes apresentaram sintomas de gripe. "Estamos todos preocupados, mas não há motivo para pânico", disse o médico David Rosenthal, diretor da Faculdade de Serviços de Saúde da universidade ao jornal "Boston Globe".

Em Miami, a arquidiocese aconselhou os sacerdotes a depositarem a hóstia da comunhão nas mãos dos fiéis e não na boca; e a não compartilharem o vinho usado na celebração.

O presidente Barack Obama disse nesta sexta-feira que a epidemia de gripe suína poderá seguir o curso de "uma gripe comum qualquer" no país, mas ressaltou que Washington se prepara para o pior. "Eu estou otimista que conseguiremos cuidar disso efetivamente." Os casos de gripe suína diagnosticados no país estão espalhados em 19 Estados.

SIGA-NOS NO Google News