Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OMS prevê morte de 10 mi de pessoas pelo cigarro em 2030

02 de setembro de 2010 - 10:40

A Organização Mundial da Saúde estima que em 2030, 10 milhões de pessoas morrerão anualmente vítimas do cigarro. O mais grave é que sete em cada 10 dessas mortes ocorrerão em países em desenvolvimento. O cigarro é a principal causa do câncer de pulmão e é fator de risco para outros tipos de câncer (laringe, pâncreas, rim, bexiga), doenças cardiovasculares e respiratórias.

Apesar dos estudos científicos demonstrarem claramente a relação entre o consumo dos produtos derivados do tabaco com o desenvolvimento de doenças graves e fatais, a indústria do tabaco continua lançando novos produtos no mercado sob diferentes formas (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de palha, de cravo, de Bali, mascado, etc) e sabores (suaves, baixos teores, menta, chocolate, etc).

As novas opções do mercado aparecem com apelo de serem naturais, conterem menor teor de substâncias tóxicas e serem menos danosas à saúde, mas estão longe de serem naturais ou simples produtos agrícolas, uma vez que são engenhosamente manufaturadas para servirem como dispositivos liberadores de nicotina, droga capaz de causar dependência química, e para mascarar os efeitos irritantes de alguns dos tóxicos da fumaça dos produtos.

Diante desse novo marketing, campanhas anunciando índices alarmantes de mortes relacionadas ao tabagismo não têm conseguido reduzir o número de fumantes, e é por isso que esse artigo tem como objetivo chamar a atenção dos nossos leitores para o fato de que os produtos derivados do tabaco, independentemente de suas formas e disfarces, são igualmente danosos à saúde. E que o fumo passivo pode ser ainda mais prejudicial do que o fumo ativo.

Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo

SIGA-NOS NO Google News