Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OMS escolhe Brasil para sediar discussões contra o fumo

Assessoria MS - 29 de maio de 2004 - 10:31

Este ano o Brasil foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser a sede das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio. O convite reflete a liderança internacional do País no controle de tabagismo, através das ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde.

Em 2004, o tema escolhido para marcar o Dia Mundial sem Tabaco é Tabaco e Pobreza – um círculo vicioso. No dia 28 de maio, o INCA promove no metrô da Carioca, no Rio de Janeiro, uma programação agitada, com esquetes de teatro, apresentação de hip hop e exposição (veja abaixo a programação completa). No INCA, pacientes, acompanhantes e funcionários também contarão com um evento interno.

O cenário mundial hoje mostra que, na maioria dos países, existe uma correlação direta entre tabagismo, baixa renda e baixo nível de escolaridade. No Brasil, indivíduos com baixa escolaridade têm probabilidade cinco vezes maior de serem fumantes do que aqueles com nível universitário. Diante dos fatos, a sensibilização para o tema é extremamente importante, na busca da correção das desigualdades entre ricos e pobres.

Programação:
Dia 28 de maio
Local: Espaço Cultural da Estação Carioca do Metrô (Rio de Janeiro)
8h às 20h: exposição com informações sobre tabagismo e testes com o monoxímetro, que mostra os efeitos nocivos do cigarro no organismo
15h: apresentação de esquetes teatrais sobre o tema Tabaco e Pobreza
16h às 18h: apresentação de hip hop e break dance
Local: Hospital do Câncer I (Praça Cruz Vermelha), Hospital do Câncer II (Santo Cristo) e Hospital do Câncer III e IV (Vila Isabel).
7h às 17h: estandes com informações sobre tabagismo e Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, o primeiro tratado internacional de Saúde Pública e que está em fase de ratificação pelos países membros da OMS.
8h às 14h: esquetes de teatro em diversos setores do INCA
31 de maio a 1º de junho
Local: Passeio Shopping (Rua Viúva Dantas, 100 – Campo Grande)
9h às 17h: estandes com folhetos informativos sobre tabagismo, cedidos pelo INCA.

SIGA-NOS NO Google News