Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OMS alerta para ameaça de novas doenças

18 de maio de 2006 - 15:19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje em Hong Kong que a ameaça de novas doenças não está restrita à Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) e à gripe aviária.
"Como vimos no caso da gripe aviária, a ameaça de doenças emergentes não acabou após a Sars. Tenho certeza de que haverá doenças parecidas, ou até piores, no futuro", destacou em comunicado Shigeru Omi, diretor regional da OMS para a região.

Omi lembrou, na apresentação de um livro sobre a Sars, que uma das principais lições que o mundo deve aprender diante deste tipo de doença é que os Governos devem fortalecer seus sistemas médicos para preveni-las e enfrentá-las.

O livro, chamado "Sars: Como uma epidemia global foi detida", foi escrito por especialistas da OMS para descrever os motivos de ter se declarado a epidemia e como combater algo semelhante no futuro.

De acordo com a OMS, a ameaça de pandemia de gripe aviária sobre a região há anos deve ensinar a necessidade de separar seres humanos de animais que podem transmitir doenças.

"Criar frangos, patos e porcos juntos, freqüentemente em condições não higiênicas e próximas a recintos humanos, prepara o cenário para a infecção humana de um novo vírus", disse o médico.

A crise da Sars gerou pânico em Hong Kong, Cingapura, China, Taiwan e outras áreas do leste da Ásia em 2003. Cerca de 800 pessoas morreram e mais de oito mil foram infectadas.

Em Hong Kong, algumas medidas que foram planejadas para combater a doença, como as campanhas públicas para promover a higiene, se tornaram ações permanentes da administração e dos cidadãos.


Terra/Agência Brasil

SIGA-NOS NO Google News