Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/02/2005 14:45

OMC reconhece reclamação do Brasil contra UE

Daniel Lima / ABr

O Brasil obteve mais uma vitória contra as barreiras protecionistas impostas pela União Européia. A Organização Mundial do Comércio (OMC) reconheceu que o país tem razão de reclamar por estar sendo sobretaxado nas vendas de carne salgada de frango congelado. Em 2003, a UE elevou o imposto de importação do produto de 15,4% para 75%.

Em 1998, o Brasil passou a exportar para a Europa o frango congelado salgado, como forma de garantir melhor conservação do produto. Com isso, as exportações aumentaram de 41 mil toneladas, em 1997, para 183 mil toneladas em 2001. O crescimento das vendas brasileiras para a região levou os europeus a mudarem as regras do jogo e alterar a classificação do produto. Com isso, a alíquota de importação ficou mais alta.

Com prejuízos de US$ 300 milhões ao ano, o Brasil resolveu recorrer à OMC para questionar a medida e ganhou parecer favorável. O relatório preliminar é confidencial e foi enviado às partes interessadas.

Segundo o coordenador-geral de Contenciosos do Ministério das Relação Exteriores, Roberto Azevedo, o governo brasileiro espera que o teor do relatório preliminar seja mantido na versão final, com divulgação prevista para o próximo dia 24 de março. Ele acredita, porém que o relatório não terá modificações significativas até a versão final. A União Européia ainda poderá recorrer desta decisão.

No ano passado, o Brasil obteve vitórias preliminares contra a União Européia nas exportações de açúcar e contra os Estados Unidos, que subsidiam seus produtores de algodão.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)