Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OMC dá ganho de causa ao Brasil contra os subsídios

Marli Moreira/ABr - 04 de agosto de 2004 - 15:08

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, anunciou nesta capital que o Comitê de Arbitragem da Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu favoravelmente ao Brasil na queixa contra os subsídios praticados pela União Européia sobre o açúcar de beterraba e cana de açúcar.

Esse ganho, segundo o ministro, significa mais abertura comercial e finaliza a possibilidade de avanço no encontro entre o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) e União Européia (UE), que será retomado na próxima segunda-feira, em Brasília.

Rodrigues informou que o processo foi meio que antecipado há 15 dias, quando esse bloco econômico regional mudou a política de açúcar, reduzindo de 17 milhões de toneladas para 14 milhões o montante subsidiado pelos países europeus.

De acordo com as estiamtivas do ministro, cerca de dois milhões de toneladas antes comercializadas a preços mais baratos do que o produto brasileiro, a cana de açúcar, no mercado internacional, já devem deixar espaço para que o Brasil possa embarcar mais de um milhão de toneladas para o exterior.

Roberto Rodrigues deu essas informações pouco antes de partiicipar da solenidade de abertura da primeira Feira Internacional de Cooperativas, Fornecedoras e Serviços (Fenacoop 2004), no Expomart, na zona norte de São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News