Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/01/2004 08:13

OMC: Brasil quer reliação contra Estados Unidos

Nádia Faggiani/ABr

O Brasil e outros nove países membros da Organização Mundial de Comércio (OMC) pediram nesta quinta-feira, à entidade, autorização para suspender concessões ou o direito de retaliar produtos americanos. Isso porque expirou o prazo dado aos Estados Unidos, até 27 de dezembro de 2003, para tornarem a medida conhecida como “Emenda Byrd” compatível com as disciplinas da OMC. Os Estados Unidos impõem sobretaxas sobre suco de laranja, nitrocelulose e uma série de produtos siderúrgicos.

A Emenda determina a distribuição dos fundos obtidos com a coleta de direitos antidumping e compensatórios (anti-subsídios) para os produtores domésticos que subscreveram petições contra concorrentes estrangeiros. Com isso, os produtores americanos beneficiam-se dos direitos impostos sobre os produtos de seus concorrentes estrangeiros e de pagamentos diretos do Governo daquele país.

A OMC examinou a questão a pedido dos países e julgou que a “Emenda Byrd” constitui medida contra dumping - prática desleal de preços abaixo do custo no comércio internacional - e subsídios não autorizada pelos acordos multilaterais que regem esses assuntos. Os fundos provenientes de direitos sobre produtos importados do Brasil chegaram a US$ 3 milhões em 2002. O Brasil pleiteia o direito de impor tarifas adicionais sobre produtos dos Estados Unidos em montante relacionado à mais recente distribuição de fundos a produtores norte-americanos nos termos da Emenda Byrd. Esse montante oscilará, portanto, conforme o volume dessa distribuição. A lista de produtos dos Estados Unidos que sofrerão sobretaxas será definida posteriormente.

Pelas regras de solução de controvérsias da OMC, um pedido de compensação ou direito de retaliação no caso de não-cumprimento de decisões deve ser feita em 30 dias após o prazo dado ao país acusado. Entre os países, existe o sentimento de que se eles não pedirem compensação ou retaliação, não apenas perdem seus direitos futuros, como também perdem credibilidade na OMC, diante da atitude do Congresso americano de desprezo às decisões da organização.

O Brasil, à semelhança da maior parte dos demais reclamantes, pleiteia autorização para “suspender concessões e outras obrigações” em montante equivalente aos desembolsos referentes a direitos antidumping e compensatórios sobre seus produtos, adicionados a parcela dos desembolsos restantes para outros países, que também conferem vantagem indevida a concorrentes norte-americanos de produtores brasileiros.

Além do Brasil, solicitaram autorização para retaliar: Canadá, Chile, Comunidades Européias, Coréia do Sul, Índia, Japão e México. Caso os Estados Unidos contestem algum elemento dos pedidos, o assunto será levado a arbitragem.

O Brasil, país que sempre se opôs a medidas que restringem indevidamente o comércio, ainda espera que os Estados Unidos alterem a Emenda Byrd e cumpram com suas obrigações multilaterais, de modo que não seja necessário impor tarifas adicionais sobre produtos dos daquele país.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)