Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Olimpíada de Matemática revela alunos campeões

Maria Clara Machado - MEC - 13 de março de 2007 - 17:59

Cerca de 14 milhões de alunos de 5ª a 8ª séries e do ensino médio participaram da segunda Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, feita em 2006. O resultado da olimpíada foi divulgado nesta segunda-feira, 12, no Ministério da Ciência e Tecnologia. A olimpíada identificou crianças e adolescentes apaixonados por números. Aos 300 alunos que mais se destacaram na prova serão conferidas medalhas de ouro. Outros 600 receberão de prata e 2.100 estudantes ganharão medalhas de bronze pelo alto desempenho mostrado. Até o presidente Luís Inácio Lula da Silva se entusiasmou com a iniciativa, tanto que pediu uma olimpíada semelhante para a matéria língua portuguesa.

“O objetivo da olimpíada é reconhecer talentos e envolver jovens para que se apaixonem pela matemática e melhorem, a cada ano, o desempenho na escola”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, fez uma analogia com o futebol para mostrar como o país precisa investir em iniciativas como esta, que privilegiam o progresso na escola. “O Brasil é campeão em futebol porque em cada município há um campo e, desde pequenos, todos passam a praticar e a gostar de futebol. Precisa ser assim com a ciência”, avaliou.

Muitos dos que fizeram a prova e se destacaram não consideram a matemática uma matéria difícil de aprender. Para Laíse Carvalho, 14 anos e estudante do Centro de Ensino 02 de Brazlândia, a receita para gostar da matéria é antiga e o ingrediente principal é a dedicação. “Reviso sempre o conteúdo das aulas. Depois da escola, estudo mais ou menos umas três horas e faço muitos exercícios”. Laíse foi medalha de ouro na primeira olimpíada, realizada em 2005.

Alunos e professores de escolas militares de todo o país também investem na disciplina para fazer despertar os talentos de cada aluno. A classificação da olimpíada revela uma fórmula de sucesso, já que os três primeiros lugares do concurso são de colégios militares. Thales Barbosa, de 16 anos, é o campeão do ensino médio e estuda no Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Minas Gerais. Rebeca Cunha, de 15 anos, é a mais bem colocada entre os estudantes de 7ª e 8ª séries e estuda no Colégio Militar de Fortaleza. E Tiago Dias, de 12 anos, é o primeiro colocado entre alunos de 5ª e 6ª séries e estuda no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

“Trabalhamos com a formação civil dos alunos nos padrões militares. Eles aprendem a cumprir horários, tarefas e adotam posturas que fazem a diferença. Além disso, é preciso oferecer acompanhamento individualizado ao aluno com dificuldades, após as aulas”, ensina o professor de matemática do Colégio Militar Pedro II Adriano Vieira Nepomuceno. Adriano também inclui na receita professores bem formados e capazes de relacionar o ensino com o cotidiano dos alunos.

Além de medalhas de reconhecimento, os três mil alunos destacados em matemática receberão mais um estímulo: bolsas de iniciação científica jovem, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100,00 mensais por um ano. Eles ainda terão a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos em aulas avançadas do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Para participar da próxima edição da olimpíada, os interessados devem se inscrever, a partir do dia 2 de abril, na página eletrônica do Ministério da Ciência e Tecnologia.

SIGA-NOS NO Google News