Cassilândia, Domingo, 28 de Maio de 2017

Últimas Notícias

13/03/2007 17:59

Olimpíada de Matemática revela alunos campeões

Maria Clara Machado - MEC

Cerca de 14 milhões de alunos de 5ª a 8ª séries e do ensino médio participaram da segunda Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, feita em 2006. O resultado da olimpíada foi divulgado nesta segunda-feira, 12, no Ministério da Ciência e Tecnologia. A olimpíada identificou crianças e adolescentes apaixonados por números. Aos 300 alunos que mais se destacaram na prova serão conferidas medalhas de ouro. Outros 600 receberão de prata e 2.100 estudantes ganharão medalhas de bronze pelo alto desempenho mostrado. Até o presidente Luís Inácio Lula da Silva se entusiasmou com a iniciativa, tanto que pediu uma olimpíada semelhante para a matéria língua portuguesa.

“O objetivo da olimpíada é reconhecer talentos e envolver jovens para que se apaixonem pela matemática e melhorem, a cada ano, o desempenho na escola”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, fez uma analogia com o futebol para mostrar como o país precisa investir em iniciativas como esta, que privilegiam o progresso na escola. “O Brasil é campeão em futebol porque em cada município há um campo e, desde pequenos, todos passam a praticar e a gostar de futebol. Precisa ser assim com a ciência”, avaliou.

Muitos dos que fizeram a prova e se destacaram não consideram a matemática uma matéria difícil de aprender. Para Laíse Carvalho, 14 anos e estudante do Centro de Ensino 02 de Brazlândia, a receita para gostar da matéria é antiga e o ingrediente principal é a dedicação. “Reviso sempre o conteúdo das aulas. Depois da escola, estudo mais ou menos umas três horas e faço muitos exercícios”. Laíse foi medalha de ouro na primeira olimpíada, realizada em 2005.

Alunos e professores de escolas militares de todo o país também investem na disciplina para fazer despertar os talentos de cada aluno. A classificação da olimpíada revela uma fórmula de sucesso, já que os três primeiros lugares do concurso são de colégios militares. Thales Barbosa, de 16 anos, é o campeão do ensino médio e estuda no Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Minas Gerais. Rebeca Cunha, de 15 anos, é a mais bem colocada entre os estudantes de 7ª e 8ª séries e estuda no Colégio Militar de Fortaleza. E Tiago Dias, de 12 anos, é o primeiro colocado entre alunos de 5ª e 6ª séries e estuda no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

“Trabalhamos com a formação civil dos alunos nos padrões militares. Eles aprendem a cumprir horários, tarefas e adotam posturas que fazem a diferença. Além disso, é preciso oferecer acompanhamento individualizado ao aluno com dificuldades, após as aulas”, ensina o professor de matemática do Colégio Militar Pedro II Adriano Vieira Nepomuceno. Adriano também inclui na receita professores bem formados e capazes de relacionar o ensino com o cotidiano dos alunos.

Além de medalhas de reconhecimento, os três mil alunos destacados em matemática receberão mais um estímulo: bolsas de iniciação científica jovem, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100,00 mensais por um ano. Eles ainda terão a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos em aulas avançadas do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Para participar da próxima edição da olimpíada, os interessados devem se inscrever, a partir do dia 2 de abril, na página eletrônica do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
10:01
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)