Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/03/2005 15:36

Olimpíada de matemática recebe mais de 42 mil inscrições

ACS - MEC

A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) recebeu, até às 11h41 de hoje, dia 10, 42.843 mil inscrições de estudantes da quinta à oitava série do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas de todo o país. O número é considerado alto, pois as inscrições foram abertas na quinta-feira, dia 3. O encerramento está previsto para 31 de maio.

Até o fim deste mês, o Ministério da Educação enviará a cerca de 60 mil escolas o material de divulgação da Obmep – cartaz, regulamento e carta dos ministros Tarso Genro, da Educação, e Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, além da ficha de inscrição. Também este mês, as principais emissoras de televisão divulgarão a convocação do MEC a estudantes e professores para que participem da olimpíada.

A iniciativa é dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio de empresas estatais. A olimpíada consiste na resolução de problemas de matemática, individualmente e em grupo. Os alunos treinam com o objetivo de desenvolver habilidades e métodos de pensamento e de trabalho.

“As escolas não terão limite de inscrição de alunos. Nossa intenção é que todas participem”, disse Mônica Souza, coordenadora da Obmep. “A primeira fase será realizada na própria escola. Estamos fechando os mapas para escolha dos locais da segunda-fase, que contará com apenas 5% dos inscritos.” Segundo Mônica, mesmo que a escola já tenha feito a indicação dos alunos, poderá acrescentar nomes até o encerramento das inscrições.

Estimular e promover o estudo de matemática, identificar jovens talentos, oferecer oportunidades de ingresso nas áreas científica e tecnológica e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas são objetivos da olimpíada. Os professores cumprirão papel fundamental ao incentivar, acompanhar e treinar os alunos.

Prêmios – Os 300 primeiros classificados na olimpíada ganharão medalhas de ouro; os 405 segundos classificados em âmbito estadual e municipal ganharão medalhas de prata. Serão entregues ainda 405 medalhas de bronze e 30 mil menções honrosas. Aos estudantes com melhor classificação serão oferecidas, ainda, bolsas de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com vigência de um ano.

Os cem professores premiados – 27 dos estados que obtiverem maior pontuação e 73 com maior número de pontos no cômputo nacional –ganharão um estágio de 15 dias no Impa. As cem escolas escolhidas por pontuação, conforme a premiação dos alunos, ganharão laboratórios de computação e receberão certificados de mérito nacional.

Cinco municípios cujas escolas obtiverem maior número de pontos na região geográfica – Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste – serão contemplados com quadras de esportes. Outros 50 municípios receberão certificados de mérito nacional.

Os resultados serão divulgados no dia 9 de novembro. A data da premiação ainda será definida. O regulamento, a ficha de inscrição, a prova-modelo e outras informações sobre a olimpíada estão na internet. Podem ser feitos contatos também pelos telefones 0800 616161 ou (21) 2529-5084 e no endereço eletrônico contato@obmep.org.br. As fichas de inscrição preenchidas devem ser enviadas para o Impa-Obmep, Caixa Postal 34021, CEP 22460-320, Rio de Janeiro, RJ.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)