Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Olimpíada de matemática recebe mais de 42 mil inscrições

ACS - MEC - 10 de março de 2005 - 15:36

A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) recebeu, até às 11h41 de hoje, dia 10, 42.843 mil inscrições de estudantes da quinta à oitava série do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas de todo o país. O número é considerado alto, pois as inscrições foram abertas na quinta-feira, dia 3. O encerramento está previsto para 31 de maio.

Até o fim deste mês, o Ministério da Educação enviará a cerca de 60 mil escolas o material de divulgação da Obmep – cartaz, regulamento e carta dos ministros Tarso Genro, da Educação, e Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, além da ficha de inscrição. Também este mês, as principais emissoras de televisão divulgarão a convocação do MEC a estudantes e professores para que participem da olimpíada.

A iniciativa é dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio de empresas estatais. A olimpíada consiste na resolução de problemas de matemática, individualmente e em grupo. Os alunos treinam com o objetivo de desenvolver habilidades e métodos de pensamento e de trabalho.

“As escolas não terão limite de inscrição de alunos. Nossa intenção é que todas participem”, disse Mônica Souza, coordenadora da Obmep. “A primeira fase será realizada na própria escola. Estamos fechando os mapas para escolha dos locais da segunda-fase, que contará com apenas 5% dos inscritos.” Segundo Mônica, mesmo que a escola já tenha feito a indicação dos alunos, poderá acrescentar nomes até o encerramento das inscrições.

Estimular e promover o estudo de matemática, identificar jovens talentos, oferecer oportunidades de ingresso nas áreas científica e tecnológica e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas são objetivos da olimpíada. Os professores cumprirão papel fundamental ao incentivar, acompanhar e treinar os alunos.

Prêmios – Os 300 primeiros classificados na olimpíada ganharão medalhas de ouro; os 405 segundos classificados em âmbito estadual e municipal ganharão medalhas de prata. Serão entregues ainda 405 medalhas de bronze e 30 mil menções honrosas. Aos estudantes com melhor classificação serão oferecidas, ainda, bolsas de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com vigência de um ano.

Os cem professores premiados – 27 dos estados que obtiverem maior pontuação e 73 com maior número de pontos no cômputo nacional –ganharão um estágio de 15 dias no Impa. As cem escolas escolhidas por pontuação, conforme a premiação dos alunos, ganharão laboratórios de computação e receberão certificados de mérito nacional.

Cinco municípios cujas escolas obtiverem maior número de pontos na região geográfica – Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste – serão contemplados com quadras de esportes. Outros 50 municípios receberão certificados de mérito nacional.

Os resultados serão divulgados no dia 9 de novembro. A data da premiação ainda será definida. O regulamento, a ficha de inscrição, a prova-modelo e outras informações sobre a olimpíada estão na internet. Podem ser feitos contatos também pelos telefones 0800 616161 ou (21) 2529-5084 e no endereço eletrônico [email protected]. As fichas de inscrição preenchidas devem ser enviadas para o Impa-Obmep, Caixa Postal 34021, CEP 22460-320, Rio de Janeiro, RJ.

SIGA-NOS NO Google News