Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Olimpíada de matemática já tem 12 milhões de inscritos

Flávia Martin, da Agência Brasil - 17 de maio de 2007 - 07:21

Cerca de 12 milhões de estudantes já fizeram a inscrição para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Segundo anunciou ontem o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. A olimpíada será realizada no segundo semestre deste ano.

As inscrições seguem até sexta-feira (18) e a expectativa é a de que a edição deste ano tenha pelo menos 17 milhões de participantes, o que significa um aumento de quase 3 milhões em relação ao ano passado. Segundo o ministro, como a inscrição neste ano é feita somente pela internet, o cadastramento foi maior nos últimos dias.

"Da mesma forma que muitos de nós deixamos para apresentar nossa declaração de Imposto de Renda nos últimos dias, a inscrição para a Olimpíada também é muito mais intensa nos últimos dias. Considerando que, no Brasil, há hoje 25 milhões de estudantes na rede pública, 17 milhões equivalem a quase 70% desse total. é A maior população de estudantes no mundo participando de uma olimpíada de ciência", disse Rezende.

O ministro participou hoje da cerimônia de posse do novo presidente do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Domingos Manfredi Naveiro. E enfatizou a necessidade de as empresas privadas brasileiras valorizarem as inovações científicas e tecnológicas produzidas nas universidades e nos institutos de pesquisa.

"Gradativamente, o mundo empresarial está despertando para a inovação. O Ministério da Ciência e Tecnologia tem programas de apoio às micros e pequenas empresas para a manutenção de laboratórios. Os recursos do ministério ainda são insuficientes, mas o orçamento aprovado para este ano, de R$ 1,4 bilhões, já supera o de 2002, que foi de R$ 350 milhões", disse.

Segundo Rezende, a nova gestão do Instituto Nacional de Tecnologia terá como principal desafio a desativação de linhas de pesquisa que não são estratégicas para o desenvolvimento do país, ao mesmo tempo que serão enfatizadas linhas importantes, como os biocombustíveis, as energias renováveis e as tecnologias na área ambiental.

SIGA-NOS NO Google News