Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

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05/04/2015 10:05

Olimpíada de Cartografia contemplará alunos do ensino médio

Ministério da Educação

Primeira competição na área é destinada a estudantes e professores da rede pública e particular. Inscrições até 14/4.

Baseada na experiência com as disciplinas de Português e Matemática, a 1ª Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac) está com inscrições abertas até 14 de abril.

A olimpíada será realizada no período de maio a agosto próximo, com etapas on-line e presenciais. Cada equipe será formada por quatro alunos do ensino médio e um professor.

Escolas das redes pública e particular de todo o País podem participar. As inscrições devem ser feitas pela internet.

Acesse o site da iniciativa e efetue a inscrição on-line.

A 1ª Obrac também permite o acesso a ferramentas de ensino dinâmico e participativo em áreas como geografia e matemática, além de promover a socialização entre docentes e estudantes por meio de atividades coletivas na área de cartografia e geotecnologias.

O evento é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da chamada para olimpíadas científicas.

Pioneira
Engenheira cartográfica e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Angélica Carvalho Di Maio, presidente da equipe organizadora da 1ª Obrac, explica que um dos objetivos é estimular o interesse dos alunos do ensino médio.

“Eles estão na fase de escolher um curso superior e recebem poucas noções sobre a cartografia, que tem uma importância básica para todos os setores da sociedade”, diz.

Ela comemora a edição da Conferência Internacional de Cartografia, que vem ao Brasil pela primeira vez. “Isto tudo busca demonstrar a importância de envolver-se na arte, ciência e tecnologia de construção e uso de mapas e informações geográficas.”

Participação
O interesse suscitado pela 1ª Obrac já mostra resultados. O professor Marcelo Suwabe, do Núcleo Pedagógico de Geografia da Diretoria de Ensino de Santos (SP), realiza orientações técnicas para fazer um diagnóstico nas escolas.

Os professores se reúnem, elaboram questões sobre cartografia e montam um banco de dados que facilite a seleção de alunos que demonstrem identificação com a área. Além de Santos, ele já esteve em Bertioga, Cubatão e Guarujá para a composição de equipes.

Suwabe também realiza atividades diretamente com os alunos. Ele divulgou arquivos de áudio feitos pelos estudantes, que criam situações e fazem entrevistas temáticas com os professores. “Isso permite abordar questões conceituais da cartografia”, explica.

Aplicação prática e teórica
A engenharia cartográfica é voltada à obtenção e manipulação de informações de georreferenciamento (localização geográfica dos objetos por meio da atribuição de coordenadas).

Os profissionais desta área desenvolvem seu trabalho em produção cartográfica, tecnologias de informação geográfica e aeroespacial, topografia, hidrografia, aerofotogrametria, navegação e controle de tráfego, entre outras.

Obras de engenharia civil, como pontes, barragens, autoestradas e linhas férreas, gestão de recursos e ordenamento do território (agricultura, geologia, florestas e ambiente), além de apoio às engenharias industrial e de mineração, são áreas de atuação deste profissional.

O especialista ainda deve organizar, projetar, dirigir e fiscalizar a execução de levantamentos topográficos e de medição da terra, profundidade e relevo do fundo dos mares, pesos específicos dos corpos, distâncias ou dimensões, além de preparar material para impressão de mapas. (Ministério da Educação)

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